InternetData CenterAssinante

Guarda-vidas ganham posto de contêiner

Instalação está prevista para início da temporada de verão
Guarda-vidas ganham posto de contêiner
Foto: Divulgação
Por Jessica Rosso Em 10/10/2017 às 18:16

Os preparativos para a temporada de verão começam a ganhar um ritmo mais acelerado. No Balneário Rincão, os postos de guarda-vidas passarão por uma mudança na estrutura. Pelo menos em seis pontos, os postos serão de contêiner.

No começo deste mês chegou a primeira unidade de contêiner que servirá como abrigo para os socorristas que realizarão o monitoramento das atividades dos banhistas nos meses mais quentes do ano. O equipamento vai substituir, em alguns pontos, os abrigos construídos em madeira. “Estamos chamando o contêiner que chegou de protótipo, porque é através dele que vamos ter orientação de como ficarão os demais. Estivemos em Balneário Rincão para fazer a análise deste primeiro equipamento”, conta o comandante do Corpo de Bombeiros de Içara, tenente Renan Fernandes.

O primeiro contêiner ainda não está instalado na praia, o que deve ser realizado somente no início da temporada de verão. “A nossa avaliação neste primeiro contêiner refletiu em alguns detalhes que devem ser aprimorados para realmente atender às necessidades. Então os próximos já devem vir com essas alterações. A melhoria nesse primeiro será feira por um profissional da empresa responsável pela execução, que deve vir para isso”, aponta o oficial.

O prefeito Jairo Custódio também acompanhou a vistoria no primeiro contêiner que chegou na cidade. Segundo ele, para esta temporada chegarão mais quatro, adquiridos pela administração, enquanto o Corpo de Bombeiro conseguiu mais um cedido pela Justiça Federal. Os contêiners comprados pela prefeitura serão instalados de forma vertical, já o cedido pela Justiça Federal terá o formato horizontal, mas todos com os mesmos objetivos.

Em geral, os postos guarda-vidas são feitos em madeira ou em concreto. Conforme o prefeito, este ano será mesclado parte dos modelos tradicionais e com as novas estruturas.

O objetivo para a temporada seguinte é fazer com que quase todos sejam deste novo material. "A ideia com a mudança é evitar prejuízos com danos causados por vândalos. Além do contêiner ser um material mais resistente, há a possibilidade de retirá-lo da orla durante o inverno, já que não é utilizado, deixando em um local protegido ou mesmo servindo para outras ações de segurança", concluiu.