InternetData CenterAssinante

Passa fauna tem cercas instaladas em Laguna

Essa é a última passagem desse tipo a ser finalizada nas obras de duplicação
Passa fauna tem cercas instaladas em Laguna
Foto: Muriel Albonico
Por Redação Engeplus Em 30/03/2016 às 10:03

Cercas alambradas estão sendo instaladas, durante esta semana, ao redor do passa fauna construído no KM 309 da BR-101 Sul catarinense. A instalação é necessária para direcionar os animais que vivem nas matas próximas à rodovia federal para a galeria construída sob as pistas, sem que estes acabem indo em direção ao tráfego de veículos, evitando assim atropelamentos e acidentes. 

Dentro das obras de duplicação da BR-101 Sul, além das obras de arte especiais e equipamentos para travessia segura de pedestres, há construções de galerias sob as pistas para que animais silvestres possam cruzar a rodovia em trecho cercados por vegetação arbórea.

Esses caminhos são chamados de passa faunas, estruturas construídas ao longo dos lotes 22, 23, 24, 25 e 30, nos municípios de Palhoça, Paulo Lopes, Imbituba, Laguna e Santa Rosa do Sul em Santa Catarina e nos lotes 01, 02, 03 e 04 nos municípios de Torres, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Maquiné e Osório, sendo 26 no segmento catarinense e 21 no segmento gaúcho.

Essa é a última passagem desse tipo a ser finalizada nas obras de duplicação da  BR-101, onde há outras galerias construídas para travessia de fauna ao longo do trecho catarinense e gaúcho. O local de construção dos passa faunas seguiu estudos prévios para identificar os locais onde ocorreram maior número de atropelamentos de animais silvestres, isso antes das obras de construção de pistas e obras de artes especiais começassem. 

O monitoramento do atropelamento de animais silvestres identifica os principais pontos em que ocorrem, assim como os principais grupos de fauna e espécies atropeladas, dentre espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção, além de avaliar o efeito da duplicação das faixas de rolamento e implantação de passagens de fauna para a fauna silvestre. 

Colaboração: Muriel Albonico / Comunicação Dnit

Leia mais sobre: