InternetData CenterAssinante

Capacitação auxilia na diminuição de riscos de acidentes de trabalho

Organização Internacional do Trabalho aponta o Brasil como 4º colocado no ranking mundial
Capacitação auxilia na diminuição de riscos de acidentes de trabalho
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 06/10/2015 às 16:27

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) colocam o Brasil como 4º colocado no ranking mundial em acidentes de trabalho. O último levantamento divulgado pelo Ministério da Previdência Social aponta que, em 2013, foram 717.911 registros no país. No mesmo ano, Criciúma contabilizou 1.268 acidentes e Içara 309. O mesmo levantamento traz o registro de 46.354 acidentes de trabalho em Santa Catarina, o que resultou em 137 mortes. Em Criciúma, quatro trabalhadores morreram e três em Içara.

A melhor maneira de reduzir essa estatística é o investimento na capacitação dos funcionários. Tanto que o Ministério do Trabalho e Emprego criou as chamadas Normas Regulamentadoras.

A NR35, por exemplo, estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, como o planejamento, organização e execução, a fim de garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que exercem atividades acima de dois metros do nível inferior, onde haja risco de queda. “O principal foco da NR 35 é a segurança do trabalhador”, ressalta o sócio-proprietário da Inovarum Gestão e Treinamentos, Deivid Bonfante Rodrigues, “Os cursos são de no mínimo 8 horas e precisam ser oferecidos por profissionais com proeficiência no assunto”, completa Rodrigues.

Para ele, a única maneira de diminuir os registros de acidentes de trabalho é capacitar e conscientizar o funcionário. “O trabalhador precisa estar preparado para exercer a sua função, assim saberá minimizar os riscos do dia a dia”, destaca.

A NR35 exige a capacitação a todos os profissionais que trabalhem em altura acima dos dois metros, englobando os trabalhadores da construção civil, manutenção predial, telefonia, rede de distribuição de energia entre outros ramos.

A engenheira de segurança do trabalho da Construtora Fontana, Luana de Oliveira Gomes, conta que a capacitação é prioridade na empresa. “Estamos sempre em capacitação, com renovação dos funcionários mais antigos e atualização dos mais novos”, explica.

A engenheira relata que ter o funcionário apto para exercer determinado serviço garante maior rentabilidade para a empresa, sem contar na segurança da pessoa, que deve ser observada em primeiro lugar.

QUADRO

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) - 2013

• 2,02 milhões de pessoas morrem a cada ano devido a enfermidades

relacionadas com o trabalho;

• 321 mil pessoas morrem a cada ano como consequência de

acidentes no trabalho;

• 160 milhões de pessoas sofrem de doenças não letais relacionadas

com o trabalho;

• 317 milhões de acidentes laborais não mortais ocorrem a cada

ano;

• A cada 15 segundos, um trabalhador morre de acidente ou

doença relacionada ao trabalho;

• A cada 15 segundos, 115 trabalhadores sofrem um acidente

laboral;

( Colaboração: Francieli Oliveira / Ápice Comunicação )