InternetData CenterAssinante

Clima seco favorece casos de incêndio

Pessoas devem ter atenção com xepas de cigarro e queimadas controladas
Clima seco favorece casos de incêndio
Foto: Daiana Carvalho
Por Daiana Carvalho Em 28/08/2014 às 18:43

Clima seco e semanas com períodos sem chuva favorecem a propagação de incêndios em vegetação. Muitos deles são causados por descuido ou propositalmente e acabam saindo do controle causando morte de animais e trazendo risco para imóveis próximo ao foco de incêndio. Conforme o Corpo de Bombeiros de Criciúma, em média, por semana em que não chove são registrados entre três e cinco casos de fogo em vegetação.

Entre as principais causas de incêndio está o descarte de xepas de cigarro em lugares inadequados e a prática das denominadas queimadas controladas, utilizada por muitos na intenção de limpar determinada área. “São muitos fatores, mas o principal problema é a xepa de cigarro e as queimadas que dependendo das condições do terreno e do vento, podem se propagar e ser de difícil controle”, destaca o aspirante do Corpo de Bombeiros, Eric Gomes Vamerlati.

A orientação do Corpo de Bombeiros para que os incêndios acidentais possam ser evitados é de que xepas de cigarro não sejam descartadas em lugares inadequados, principalmente, próximo de vegetação, não colocar fogo em lixo e evitar a prática das queimadas. “Deve-se cuidar ao manusear combustível e não queimar lixo. Não indicamos as queimas controladas, o ideal é fazer a poda correta. O fogo é suscetível a muitas circunstâncias e pode ficar sem controle. As pessoas não tem noção do estrago do que uma xepa pode causar”, frisa Vamerlati.

Em casos de fogo em áreas privadas ou em vegetação fechada de forma descontrolada ou que não haja ninguém monitorando o Corpo de Bombeiro deve ser acionado o mais breve possível. Dependendo da localização, do agente causador do incêndio e da condição do terreno o trabalho dos bombeiros pode demorar a chegar ou ter menor eficiência a medida que o incêndio avança.

“O grande problema é em situações com casas próximas. Somos em oito pessoas para atender a chamados de incêndio e casos de atendimento a pessoa. Às vezes, o vento leva uma fagulha e começa um novo foco de incêndio, até a nossa equipe começar o combate ao fogo a situação já é complicada e precisamos direcionar o nosso trabalho. A preservação do que há em volta se torna prioridade, já combati incêndios em que até animais domésticos não conseguiram escapar”, destaca o bombeiro.

Crime - Praticar queimadas ou colocar fogo em resíduos é crime passível de multa. De acordo com a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), a multa varia de uma a duzentas unidades fiscais, que será calculada de acordo com o grau da infração cometida. Cada unidade fiscal corresponde a R$ 91. “Ela será calculada considerando a intensidade, o tipo de resíduo e as consequências que causou o que pode causará o fogo”, esclarece o fiscal da Famcri, Valmir Gomes.

Em casos de denúncia a pessoa deve ligar para o número 156 e informar o fato, e se possível quando ato ainda estiver ocorrendo para que possa ser feito o flagrante. Fotos e vídeos que registram a ação podem ser utilizados como provas. Para solicitar o atendimento ao Corpo de Bombeiros o telefone é o 192.

Atualização em tempo real

Carregando...
${ noticia.hora_cadastro }