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Acidentes com motos são os que mais matam na Região Carbonífera

O número é superior aos acidentes de carro e atropelamento
Acidentes com motos são os que mais matam na Região Carbonífera
Foto: Vanessa Amando/Arquivo Engeplus
Por Cyntia Amorim Em 28/07/2014 às 14:57

Os perigos no trânsito aumentam. O número de mortes, só no primeiro semestre de 2014 (os seis primeiros meses do ano), cresceu, principalmente, no município de Criciúma. Nas cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) 51 mortes foram registradas em 2012. No ano passado, foram 52 mortes, sendo que nove delas o acidente aconteceu em Criciúma. Neste ano, foram contabilizadas 54 mortes, sendo 17 em Criciúma, segundo dados do Instituto Médico Legal (IML) de Criciúma.

De todas elas, os acidentes que envolvem motocicletas são os que mais resultam em mortes. Em 2012, das 51 mortes, 21 foram de motos. No ano passado, foram 28 mortes de 52. E este ano, foram 27 mortes, de 54. Conforme IML, no Brasil, é cada vez maior o número de pessoas que preferem a motocicleta ao veículo motorizado de quatro rodas.

Também cresce o número de pessoas que utilizam as motocicletas como instrumento de trabalho, como motoboys, mototaxistas, motociclistas entregadores e outros. Mas seja qual for a finalidade é importante que os condutores sigam as regras, pois o cumprimento das normas pode ajudar a reverter o alto índice de acidentes no país, envolvendo motociclistas.

Mortes de Motociclistas

 

2012

2013

2014

Atropelamento

11

4

5

Colisão

13

10

10

Moto

21

28

27

Capotagem

2

3

1

Outros

4

8

0

 

Lesões Corporais de Motociclistas

229 Lesões

2013

Atropelamento

29

Colisão

31

Moto

146

Capotagem

14

Outros

9

 

Para evitar que esses dados aumentem cada vez mais, a Polícia Civil lista alguns itens fundamentais para diminuir os acidentes:

Ser habilitado na categoria AB.
Usar sempre capacete de segurança.
Não “costurar” o trânsito entre veículos em movimento.
Praticar a direção defensiva.
Dirigir afastado dos outros carros e pilotar prevendo as ações dos outros.
Não transportar crianças menores de sete anos ou que não tenham condições de cuidar da própria segurança.
Mesmo durante o dia, circular de farol aceso.
Vestir roupas claras ou usar faixas refletivas nas costas, frente e braços da jaqueta.
Ter muita atenção em manchas de óleo, poças d'água, buracos, etc.
Ter cuidado com os cruzamentos: sempre parar e olhar antes de passar.
Ocupar adequadamente seu espaço nas ruas e nunca dividir a mesma faixa com outros veículos.
Saber usar os freios com habilidade, ou seja, sempre os dois ao mesmo tempo, usando os quatro dedos na hora da frear.
É importante lembrar que, além de ajudar a parar, o freio traseiro mantém o equilíbrio da moto.