InternetData CenterAssinante

Escola do bairro Vila Zuleima tem aulas suspensas por problemas estruturais

Diretora garante que a escola não oferece segurança aos 235 alunos
Escola do bairro Vila Zuleima tem aulas suspensas por problemas estruturais
Foto: Fotos: Douglas Saviato
Por Douglas Saviato Em 19/02/2013 às 10:13
A direção da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, no bairro Vila Zuleima, em Criciúma, suspendeu as aulas na manhã desta terça-feira. Conforme a direção da unidade escolar, a instituição não oferece segurança aos 235 alunos do primeiro ao quinto ano do ensino infantil. A escola foi reformada há dois anos e desde então enfrenta problemas em sua estrutura. Conforme a diretora da escola, Rosimere Franco dosSantos, durante a reforma foi construída uma laje, a qual, depois de pronta apresenta infiltrações.

“A laje compreende a cozinha, o banheiro e o hall de entrada. As infiltrações afetam diretamente a fiação elétrica, o que é o nosso maior receio”, comenta a diretora. “Nessa segunda-feira, o disjuntor desarmou cerca de 20 vezes, pois estava molhado. Isso é um perigo para nós, e principalmente, para as crianças que estão vulneráveis a um incêndio ou a uma explosão, por exemplo”.

Conforme o presidente do bairro, João da Rosa, o problema da escola acontece desde janeiro de 2011. “Os problemas são constantes. No período eleitoral do ano passado promessas foram feitas a fim solucionar o problema da escola, mas nada foi feito. Inclusive, o prefeito interino de Criciúma esteve aqui e nos garantiu uma solução para o problema, mas até o momento não tivemos nenhuma posição”, frisa.

A Defesa Civil de Criciúma esteve nesta manhã no local para avaliar as condições da unidade escolar. “Ficamos preocupados, pois é a única escola do bairro e as crianças da comunidade estão em perigo constante”, comenta Rosa. Além das infiltrações, a secretaria e a sala de informática da unidade escolar tiveram suas instalações alagadas pela chuva das últimas horas. Conforme a diretora, será discutido com a secretária da educação e com a Defesa Civil quando a escola deve voltar às aulas.