InternetData CenterAssinante

Vacinas da gripe estão disponíveis no Laboratório Búrigo

Dose única assegura imunização contra as cepas mais recentes de quatro tipos da doença
Vacinas da gripe estão disponíveis no Laboratório Búrigo
Por Redação Engeplus Em 26/03/2021 às 09:49

A vacinação contra a gripe na rede privada já começou no Sul do Estado. A Búrigo Salas de Vacinas recebeu o primeiro lote de imunizantes nesta quinta-feira (25) e está comercializando das doses em suas quatro unidades, anexas às filiais do Laboratório Búrigo em Criciúma (bairro Cruzeiro do Sul, próximo ao Hospital São João Batista, e Giassi Santa Bárbara), Içara e Angeloni Araranguá, ou no site laboratorioburigo.com.br.

O imunizante, administrado em dose única, gera a proteção contra quatro cepas (duas do tipo A - H1N1 e H3N2, e duas do tipo B - linhagens Washington e Phuket), também chamado de tetravalente. Podem ser vacinadas crianças (a partir de 6 meses de idade) e adultos. “As vacinas são produzidas pelo laboratório GSK na Alemanha, com base em pesquisas das variantes mais recentes do vírus da gripe que circularam no inverno do Hemisfério Norte e tendem a vir para o Hemisfério Sul nos meses mais frios. Como os vírus estão em constante mutação, é importante fazer a prevenção com a vacina todos os anos”, explica o coordenador da Búrigo Salas de Vacinas, Leandro de Costa.

Período de imunização e orientação para quem se vacinou contra a Covid-19

O tempo médio para o organismo estabelecer as defesas contra os quatro tipos de vírus da vacina da gripe é de 15 dias. Também duas semanas deve ser o período de espera para quem tomar a dose de alguma das vacinas contra a covid-19, por recomendação do Ministério da Saúde. “Seguimos a orientação das autoridades nesse sentido porque não há ainda estudos científicos que dêem segurança para se aplicar as doses contra o coronavírus e outro tipo de imunizante em um espaço de tempo menor”, frisa Leandro.