InternetData CenterAssinante

Unidades Básicas de Saúde de Siderópolis retomam atendimento na próxima semana

Decisão foi tomada para que municípios possam voltar a oferecer serviços importantes
Unidades Básicas de Saúde de Siderópolis retomam atendimento na próxima semana
Foto: Divulgação
Por Redação Em 16/01/2021 às 15:33

Em reunião virtual realizada nesta sexta-feira, dia 15, pela Comissão de Intergestores Regional (CIR) que reuniu todos os gestores de saúde da Amrec, Regional de Saúde e os Representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS) ficou definido que todos os municípios da Amrec tem a autonomia para avaliar e decidir acerca do retorno das atividades das unidades de saúde. Dessa forma, deixa de valer o decreto regional que estava orientando os municípios sobre as medidas a serem adotadas e passa a ser respeitado o Decreto Estadual em vigência.

Em Siderópolis, o retorno dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) está previsto para a próxima semana, com previsão para o dia 20. A partir desta data, os pacientes Covid-19 que precisarem de atendimento não devem mais se dirigir às unidades de saúde e sim procurar o local de referência para este tipo, instalado no Pronto Atendimento 24 horas.

Conforme a secretária de Saúde, Janaína Bertan Warmling, a medida se faz necessária diante do longo período em que a população vem enfrentando dificuldades para ter o atendimento ideal para a promoção da saúde. “A população está desassistida por muito tempo. Precisamos retomar os atendimentos, seja odontológico, médico ou preventivo. Dessa forma estaremos evitando maiores problemas da saúde pública e voltando a trabalhar a prevenção”, explica. 

A decisão é mais um desdobramento a partir do novo mapa estadual que aponta o risco potencial para contágio da Covid-19 apresentado na quarta-feira, 13, em que a região passou de gravíssimo para grave. Entretanto, apesar da leve melhora, Janaina destaca que a população não deve relaxar na prevenção e que a equipe de saúde do município retoma às atividades respeitando todas as medidas de prevenção a Covid-19.