InternetData CenterAssinante

Secretaria de Saúde de Criciúma inicia projeto do Hospital Santo Agostinho no Rio Maina

Planejamento será apresentado ao vereadores do município
Secretaria de Saúde de Criciúma inicia projeto do Hospital Santo Agostinho no Rio Maina
Foto: Divulgação/Decom
Por Rafaela Custódio Em 21/10/2021 às 10:09

A Secretaria de Saúde de Criciúma iniciou a construção do projeto do Hospital Santo Agostinho no Rio Maina. O gestor da pasta, Acélio Casagrande, esteve reunido com o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, na última terça-feira para tratar do assunto e trouxe boas notícias para o Sul de Santa Catarina. O objetivo neste momento é criar um planejamento sobre as funções e demandas da nova unidade e apresentar à Câmara Municipal. 

“O novo hospital não terá pronto-socorro, ou seja, vamos trabalhar com porta referenciada. O objetivo será atender cirurgias de média e alta complexidade. A missão é desafogar outras unidades hospitalares, vamos atender toda a região carbonífera e os secretários municipais de Saúde estão trabalhando conosco”, explica Casagrande. 

Conforme o secretário de Saúde de Criciúma, o projeto que está sendo desenvolvido ainda visa desenvolver um planejamento para oftalmologia 24 horas. “Não temos esta especialidade na região. Podemos virar referência no Estado e atender todo o Sul”, comenta. “Hoje, quem tem um problema no olho precisa ser encaminhado à Florianópolis e podemos mudar isso”, acrescenta. 

Após desenvolver o projeto, a Secretaria de Saúde irá apresentar o planejamento aos vereadores de Criciúma. “É necessário encaminhar o projeto à Câmara de Vereadores solicitando uma autorização. É um trabalho árduo, mas que trará muitos benefícios a toda população, e é isso que nos importa”, afirma. A nova unidade hospitalar será custeada pela tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O hospital será administrado por uma instituição, porém passará por licitação para decidir a empresa. “Nossa conversa com o André Motta foi muito proveitosa e ele foi muito solícito. Nos próximos dias, teremos o projeto e também a conversa com os vereadores para apresentação”, finaliza.

Leia mais
Município segue negociando alternativas para viabilizar Hospital Santo Agostinho no Rio Maina

Centro de Retaguarda do Rio Maina deve virar Hospital Santo Agostinho, projeta Salvaro

Acélio Casagrande explica sobre encerramento do Centro de Retaguarda e abertura de novo hospital

Secretário de Estado da Saúde fala sobre a possibilidade de um novo hospital em Criciúma