InternetData CenterAssinante

Secretaria de Saúde comunica que não haverá vacinação no final de semana em Criciúma

Aplicação dos imunizantes será estendida até as 21 horas nesta sexta-feira
Secretaria de Saúde comunica que não haverá vacinação no final de semana em Criciúma
Foto: Thiago Hockmüller/Portal Engeplus
Por Thiago Hockmüller Em 15/07/2021 às 11:33

Por falta de doses, não haverá vacinação contra a Covid-19 em Criciúma neste final de semana. Nesta quinta-feira, dia 15, uma nova remessa de imunizantes chegou ao município, porém devem ser aplicadas todas as doses até a noite desta sexta-feira, dia 16, conforme cronograma da Secretaria de Saúde.

Hoje, pessoas acima de 38 anos e grupos prioritários devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) até as 17 horas para receberem a aplicação. Já amanhã a vacinação será para pessoas acima de 37 anos e grupos prioritários, porém com horário estendido até as 21 horas.

A nova remessa que chegou hoje contempla 3.770 doses, sendo que pelo menos mil serão encaminhadas para trabalhadores da indústria entre 30 e 39 anos. Cabe lembrar que para receber a aplicação é necessário cadastro no portal Minha Vacina. “O que tem será liquidado até amanhã e vamos retomar com a primeira dose a hora que chegar a nova remessa”, explica o secretário de Saúde, Acélio Casagrande

Conforme a Secretaria de Saúde, a aplicação da segunda dose segue cronograma conforme marca de vacina. Pessoas que fizeram a primeira dose da AstraZeneca até os dias 6 e 7 de maio podem se vacinar nesta quinta e sexta-feira, respectivamente.

Baixa procura pela vacina contra a gripe

Se a busca pela vacina contra a Covid-19 é intensa e esgota rapidamente as doses disponíveis, a procura pelo imunizante contra a gripe é baixa. As doses remanescentes da Campanha Nacional de Imunização, encerrada no último dia 9, estão disponíveis nas 46 salas de vacinação de Criciúma, das 8h às 17h e amanhã também até as 21 horas.

“É baixa a procura, infelizmente. O foco está só na da Covid-19 e daqui a pouco pode trazer problemas. Temos muitas mudanças de temperaturas e que procurem até amanhã. Depois será retomada na segunda-feira. No sábado passado foi muito baixa a procura pela vacina”, lamenta o secretário.

A vacinação contra a gripe segue sendo feita em todas as UBSs com sala de vacinação e está disponível para toda população acima de seis meses de idade. A vacina protege contra três subtipos do vírus: influenza A (H1N1); influenza A (H3N2) e influenza B e tem por objetivo reduzir os sintomas da doença, evitando assim a evolução para casos graves e possíveis óbitos. É preciso respeitar o intervalo entre a aplicação da dose da vacina contra a gripe e a do novo coronavírus.