InternetData CenterAssinante

Saiba quais os benefícios da nutrição esportiva para quem pratica corrida

Professora de Nutrição da Esucri explica o que pode ajudar na performance da atividade
Saiba quais os benefícios da nutrição esportiva para quem pratica corrida
Foto: Unsplash/Ilustrativa
Por Redação Engeplus Em 19/10/2021 às 09:46

Nos últimos anos, o hábito de praticar corrida vem ganhando cada vez mais adeptos. A atividade física traz vários benefícios para a saúde e consequentemente mais qualidade de vida, o que explica a procura. Durante o exercício, os músculos precisam de energia e a nutrição esportiva adequada tem papel importante nisso.

Segundo a professora do curso de Nutrição da Esucri, professora Luana Manosso, os carboidratos são os que vão dar mais energia e performance para o corredor. “É importante fazer sempre um pré-treino com maior quantidade de carboidrato. De acordo com o horário, a quantidade mudará, menos quantidade se for uma hora antes e mais quantidade se for quatro horas antes. Para corridas de até 60 minutos, apenas essa refeição já é suficiente”, comentou. 

Luana ainda ressalta que se a atividade for por um tempo mais prolongado, também é necessário repor carboidrato durante a corrida. "A quantidade também muda de acordo com o tempo total que a pessoa irá correr, com o grau de treinamento e com a aceitação da pessoa, um certo treino do organismo. A refeição pós-treino vai depender muito dos objetivos do paciente e do tempo que ele tem de recuperação para o próximo treino”, disse.

“Vale destacar que a ingestão de água e a adequação de micronutrientes (vitaminas e minerais) também impactam na performance da corrida”, complementou a professora.

Nutrição Esportiva na graduação

Para formar especialistas visando melhorar o rendimento do indivíduo, o curso de Nutrição da Esucri possui estágio supervisionado em Nutrição Esportiva. Nele, os estudantes irão aprender como elaborar um plano alimentar completo e diferenciado, indo de acordo com o estilo de vida de cada praticante.

A grade do curso também contém as disciplinas de Nutrição Esportiva I e II, assim os futuros nutricionistas dispõem da teoria repassada em sala de aula, colocando em prática no estágio, realizado na sétima fase.

Texto: Natasha Monteiro/Traquejo Comunicação