InternetData CenterAssinante

Quatro municípios da Amrec ainda não iniciaram a vacinação contra a Covid-19

Lauro Müller deve ser a última cidade da região a começar a aplicar as doses
Quatro municípios da Amrec ainda não iniciaram a vacinação contra a Covid-19
Foto: Thiago Hockmüller/Portal Engeplus
Por Lucas Renan Domingos Em 19/01/2021 às 19:13

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) finalizou nesta terça-feira, dia 19, a distribuição das doses da CoronaVac em todas as Regionais de Saúde do Estado. Nas 12 cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) serão aplicadas nesta primeira fase 3.649 doses, mas quatro cidades ainda não iniciaram a vacinação – Forquilhinha, Lauro Müller, Siderópolis e Treviso.

Do total de imunizantes disponibilizados para a Amrec, 3.350 serão destinados para trabalhadores da área de saúde que estão atuando na frente de combate à pandemia. Outras 299 doses vão ser aplicadas em idosos com 60 anos ou mais que estão internados em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

Forquilhinha

A cidade de Forquilhinha é uma que ainda não iniciou a imunização. O município recebeu 128 doses e a programação é para que as primeiras vacinas sejam aplicadas nesta quarta-feira, dia 20. Em um primeiro momento serão vacinados os profissionais da saúde que atuam no combate a pandemia, como profissionais do Centro de Triagem, Pronto Atendimento, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Estratégia Saúde da Família e motoristas. “Também serão imunizados aqueles profissionais afastados por pertencerem ao grupo de risco”, disse a responsável pelo setor de imunização do município, Francielle Casagrande de Miranda. A vacina será aplicada no próprio local de trabalho dos profissionais por uma equipe da Vigilância Epidemiológica.

Siderópolis

Assim como Forquilhinha, Siderópolis também não conseguiu iniciar a vacinação nesta terça-feira. A cidade recebeu as doses já no fim do dia e as primeiras imunizações foram programadas para acontecer às 8 horas desta quarta-feira. O município recebeu da SES 126 doses da vacina e um ato previamente agendado deve marcar o início das aplicações.

Treviso

Em Treviso a vacinação também está marcada para começar na manhã desta quarta-feira. A cidade já recebeu as primeiros imunizantes, totalizando 38 doses. A primeira etapa de vacinação irá contemplar os profissionais da saúde que estão atuando na linha de frente no combate à Covid-19. “Iremos vacinar os profissionais do Centro de Triagem, Vigilância em Saúde e Unidade Básica de Saúde. Os vacinadores irão até os locais para aplicar as vacinas”, explicou a secretária de Saúde de Treviso, Luciane Possoli.

Lauro Müller

O último município que deve começar a vacinar na Amrec é Lauro Müller. A cidade também já está com aproximadamente 90 doses repassadas pelo Governo de Santa Catarina, mas não iniciou as aplicações nesta terça-feira. Como esta quarta-feira, dia 20, será feriado em Lauro Müller, em comemoração a data de emancipação do município, o início da vacinação na cidade deve iniciar somente na quinta-feira, dia 21. As vacinas serão aplicadas primeiramente nos profissionais da área de saúde no combate da pandemia.

Oito municípios já começaram a vacinar

Os oito demais municípios da Amrec já iniciaram a aplicação da vacina ainda nesta terça-feira, dia 19 – Criciúma, Balneário Rincão, Içara, Nova Veneza, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Urussanga e Orleans.

Na região, a vacinação começou por Criciúma. O município recebeu 2.294 doses da vacina Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa chinesa Sinovac.  A agente comunitária de saúde Adelaide Santiago foi a primeira a receber a vacina. Foram vacinados também Maria Helena Queioz, de 55 anos, técnica enfermagem do Hospital São José (HSJ), representando todos os profissionais da saúde da linha de frente; Vanilda Duarte da Silva, de 57 anos, higienizadora, representando os profissionais essenciais nesse momento de pandemia; Douglas José Nazário, de 64 anos, fisioterapeuta, representando os profissionais da rede municipal e Isoleia Romagna, de 51 anos, enfermeira do pronto atendimento Covid-19 da Unimed. 

Em Criciúma, a Secretaria de Saúde vai priorizar a vacinação de profissionais de saúde da linha de frente da Covid-19 com mais de 50 anos. Os outros municípios da Amrec que já começaram a vacinação não estabeleceram idades para imunizar os profissionais da saúde.

Vacinas pelo Estado

Além de Amrec, a vacinação também já iniciou nas outras regiões de Santa Catarina. O Governo do Estado distribuiu  144 mil doses da vacina contra Covid-19, incluindo as 17,4 mil exclusivas para a população indígena.

Conforme informou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), não foi possível calcular a quantidade de doses aplicadas já nesta terça-feira, dia 19, em todo o Estado. “Por problemas técnicos no sistema Módulo de Campanha Covid- 19 do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) não teremos o balanço de doses aplicadas para a imunização da Covid-19 no dia de hoje”, diz a nota divulgada pela Dive.

Veja galeria de fotos das vacinações pela Amrec: