InternetData CenterAssinante

HSJosé adquire novo acelerador linear, neuronavegador e microscópio cirúrgico

Compra foi realizada com doações de 100 empresas por meio de benefícios fiscais
HSJosé adquire novo acelerador linear, neuronavegador e microscópio cirúrgico
Foto: Lucas Renan Domingos/Portal Engeplus
Por Lucas Renan Domingos Em 28/10/2021 às 18:55

O Hospital São José (HSJosé) de Criciúma apresentou na tarde desta quinta-feira, dia 28, os novos equipamentos adquiridos com os recursos recebidos por meio do Programa Nacional de Atenção Oncológica (Pronon) e Fundo Nacional do Idoso. Os investimentos foram utilizados para a compra de um acelerador linear, de um neuronavegador, além de microscópio cirúrgico.

O Pronon e o Fundo Nacional do Idoso são leis federais que permitem que empresas e pessoas físicas deduzam parte do imposto de renda para doações para instituições que atuam na prevenção e combate ao câncer, no caso do Pronon, e para os fundos municipais, estaduais e nacionais. No HSJosé a melhoria nos equipamentos só foi possível 100 empresas parceiras que realizaram doações por meio dos incentivos fiscais.

“Um hospital como o São José, cujos atendimentos são de 85% a 90% no Sistema Único de Saúde, nem sempre recebe os recursos necessários para nos investimentos. Por isso é tão importante este envolvimento das empresas para nos ajudar a melhorar os equipamentos que utilizamos com os pacientes. Se a sociedade como um todo tivesse esta consciência estaríamos ajudando muito mais pessoas”, pontuou a irmã Isolene Sofi, diretora-geral do HSJosé.

Atendimento oncológico

O Hospital São José atende mensalmente 120 novos pacientes com câncer, o que mostra a importância da compra do acelerador linear não só em proporcionar melhores condições de tratamentos. O equipamento também ajuda a acelerar a fila de espera para quem precisa realizar algum procedimento oncológico.

Com o aparelho é possível realizar tratamentos radioterápicos com maior precisão e rapidez, reduzindo consideravelmente a duração e a quantidade de sessões necessárias. Outro uso do equipamento é em tratamentos de radiocirurgia para lesões de coluna ou pulmonar. Além disso, a aquisição inclui braços robóticos que facilitam a produção de imagens durante a tomografia.

“Esses equipamentos torna o Hospital São José referência, trazendo para a nossa cidade pessoas de todos os locais de Santa Catarina. Em Criciúma nós temos a melhor oncologia, a melhor radioterapia, porque temos equipamentos de ponta. Isso nos dá orgulho”, destacou o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande.

Felipe Kuhnen, radioterapeuta do HSJosé, lembrou que o hospital é o único do Sul do Estado a oferecer serviço de radioterapia e também é o único de Santa Catarina a realizar o procedimento pelo SUS.

“O tratamento do câncer para ser integral é preciso cirurgia, quimioterapia e radioterapia. E nós estávamos com um equipamento defasado tecnicamente para aumentar a qualidade dos tratamentos e para realizar novos procedimentos. Com este novo acelerador linear, conseguimos entregar a radiação do paciente de três a quatro vezes mais rápido, proporcionando tratamentos mais precisos e com menos efeitos colaterais em menor quantidade de seções e tempo”, afirmou o radioterapeuta.

HSJosé como referência

Uma outra grande conquista foi a aquisição de um neuronavegador, equipamento que é utilizado pela área de neurocirurgia para a realização de biópsias por agulha guiada por neuronavegação. Um procedimento que anteriormente só poderia ser feito em Florianópolis e que agora passou a ser realizado também em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de toda a região. Com a aquisição, o HSJosé se tornou o primeiro hospital da região Sul do Estado a contar com o equipamento e o primeiro da América Latina a contar com a tecnologia 4D.

Houve também a compra do microscópio cirúrgico com sistema de visualização robótica que possui todas as tecnologias possíveis para este tipo de equipamento, especialmente a tecnologia tridimensional. Utilizado em grandes centros do mundo, o microscópio é o que há de mais moderno para procedimentos ligados a neurocirurgia.

“Dentro da sala cirurgia nós tomamos decisões utilizando esses aparelhos para ter o melhor desfecho. Conseguimos avaliar com imagens avançadas, identificar a necessidade do paciente e corrigir a tempo. Falta muito pouco para considerar o atendimento Hospital São José como igual qualquer outro hospital de ponta do mundo”, enalteceu Eric Benedet Lineburger, anestesiologista do HSJosé.

Ao fim da apresentação, a diretoria do Hospital São José entregou uma placa de agradecimento pelo repasse dos recursos para os representantes das empresas que estavam presentes no evento.