InternetData CenterAssinante

Hospital São José busca voluntários para nova pesquisa clínica sobre vacina para Covid-19

Estudo busca saber eficácia e necessidade de segunda dose da Jansen
Hospital São José busca voluntários para nova pesquisa clínica sobre vacina para Covid-19
Foto: Júlio Cavalheiro/Secom
Por Amanda Garcia Ludwig Em 24/11/2021 às 13:50

O Hospital São José de Criciúma está em busca de novos voluntários para uma pesquisa clínica da vacina da Jansen contra a Covid-19. Esta vacina já tem aprovação e protocolo de aplicação ativo no Brasil e em diversos outros países do mundo.

O médico Felipe Dal Pizzol explica que, agora, os pesquisadores buscam entender duas situações: qual a dose ideal para vacinar, uma vez que estudos anteriores mostravam a necessidade de apenas uma dose única e agora serão avaliados seis diferentes doses da vacina; e o grau de efetividade, segurança e duração da resposta imunológica com estes diferentes níveis de dose. "No primeiro estudo, conduzido também em Criciúma, os participantes eram randomizados entre indivíduos que receberiam placebo ou vacina. Agora, todos receberão a vacina ativa, porém desta vez, em doses diferentes", explica o médico.

Durante o estudo, nem o indivíduo, nem o médico, sabem qual a dose aplicada no paciente. "Isso serve, justamente, para determinar se existe uma dose ideal para a vacina e a duração da resposta imunológica", avalia Pizzol.

Os participantes deste novo estudo receberão duas doses, que serão determinadas quando eles forem ao centro clínico para a primeira aplicação. Após 57 dias, o voluntário recebe a segunda dose. Os pesquisadores buscam indivíduos entre 18 e 55 anos, que não tenham recebido nenhuma vacina contra a Covid-19. "Justamente para não termos a interferência de uma vacinação anterior, buscamos quem não tenha tomado a vacina até o momento. Voluntários que tiverem essas características, podem entrar em contato com o centro de pesquisa", diz o médico.

Os interessados devem ligar para o telefone (48) 3431-1780 ou acessar o site www.hsjose.com.br e realizar o cadastro.