InternetData CenterAssinante

Hospital Regional de Araranguá emite nota; pronto-socorro e leitos de UTI com 100% de ocupação

Cidadão deve procurar, primeiro, as unidades básicas de saúde
Hospital Regional de Araranguá emite nota; pronto-socorro e leitos de UTI com 100% de ocupação
Foto: Júlio Cavalheiro/Secom/Ilustrativa
Por Amanda Garcia Ludwig Em 06/03/2021 às 17:49

O Hospital Regional de Araranguá emitiu, na tarde deste sábado, dia 6, uma nota urgente à população sul catarinense. Na nota, a entidade explica que o local passa por sobrecarga de atendimentos e não possui mais vagas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de informar que não há previsão de liberação de leitos.

Por isso, o hospital pede que a população, em caso de necessidade de atendimento, busque em primeiro lugar as unidades básicas de saúde e pronto atendimento 24 horas. O hospital deve ser procurado apenas em casos realmente urgentes. Confira a nota na íntegra:

NOTA URGENTE À POPULAÇÃO

HRA REGISTRA SOBRECARGA NO ATENDIMENTO À COVID-19

A Direção do Hospital Regional de Araranguá vem à público informar sobre o aumento considerável de internações e novos casos de Covid-19 nos últimos dias, o que vem ocasionando uma sobrecarga no atendimento e consequentemente uma demora superior ao habitual. Neste sábado, dia 06, a exemplo do que vem ocorrendo nas últimas semanas, o HRA encontra-se em capacidade máxima para atendimento de pacientes graves que necessitam de ventilação mecânica.

O Pronto-Socorro respiratório está lotado, a UTI Geral, a UTI Covid-19 e a Clínica de internação de pacientes para Covi-19 estão todas 100% ocupadas e com todos os equipamentos de ventilação ocupados. Há casos de pacientes cadastrados no sistema estadual de regulação aguardando leitos de UTI Covid.

Cabe solicitar ainda total colaboração da população, para que procure o Hospital Regional de Araranguá somente em casos de extrema urgência. O Pronto-socorro deve ser buscado em situações de casos inesperados, como acidentes, dores súbitas, desmaios, queimaduras, intoxicações, hemorragias, convulsão, alterações súbitas de consciência, obstrução de vias aéreas e respiração inadequada.

Por fim, a direção do HRA através do Instituto Maria Schmitt, reforça que apesar do aumento preocupante no número de casos, a equipe assistencial segue com rigor todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde (OMS), para oferecer o atendimento apropriado e garantir a segurança do paciente e de todos os profissionais envolvidos. Nosso propósito tem sido auxiliar o Governo do Estado no Combate a pandemia da Covid-19.

O Hospital Regional de Araranguá reforça ainda que os padrões de conduta em todas as situações têm como foco preservar a segurança de todos os pacientes da instituição e manter a excelência nos atendimentos de qualquer natureza.

Respeitosamente

Direção HRA/IMAS