InternetData CenterAssinante

Covid-19: secretário de Saúde reforça a importância das medidas de prevenção

Criciúma registrou 21.074 infectados com coronavírus desde o início da pandemia
Covid-19: secretário de Saúde reforça a importância das medidas de prevenção
Foto: Rafaela Custódio / Arquivo
Por Rafaela Custódio Em 20/02/2021 às 18:03

A Região Carbonífera ligou o alerta em relação ao coronavírus na manhã deste sábado, dia 20. A Secretaria de Estado da Saúde divulgou os dados da Matriz de Risco Potencial hoje. A nova classificação apontou que 15 regiões do estado se encontram em nível gravíssimo (cor vermelha) e apenas a Carbonífera continua na situação grave (cor laranja). 

O secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, conversou com a reportagem do Portal Engeplus e relatou preocupação com a situação da pandemia e reforçou a importância das medidas de prevenção contra a Covid-19. “Precisamos de um esforço maior para não voltarmos para o gravíssimo. Somente uma ação em conjunto de toda população para fazermos a diferença”, destacou. 

De acordo com Casagrande, o município está testando as pessoas com sintomas a três dias e isolando os pacientes. “Essa é uma das principais ações que está trazendo resultado. Precisamos fazer uma corrente para nos ajudarmos”, observou. 

Números 

A Prefeitura de Criciúma divulgou boletim epidemiológico deste sábado, dia 20, e os dados apontaram que 21.074 pessoas foram infectadas com a Covid-19 desde o início da pandemia, porém 20.382 estão recuperadas e 267 residentes da cidade morreram em virtude da doença. Além disso, atualmente 425 casos estão com o coronavirus de forma ativa, ou seja, transmitindo o vírus e 73 pessoas são tratadas como suspeitas. Nos hospitais de Criciúma, estão 65 pacientes entre suspeitos e confirmados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e clínica. 

Vacinas 

Ao todo, Criciúma recebeu 5.104 doses de vacina, sendo 3.294 da Coronavac e 1.810 da Astrazeneca. Foram imunizados 4.106 profissionais de saúde, 199 idosos de Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e 23 pessoas institucionalizadas com deficiência. Das faixas etárias acima de 85 anos foram vacinados 570 idosos, sendo 409 com mais de 90 anos e 561 entre 85 e 89 anos de idade. A Secretaria de Saúde de Criciúma interrompeu a vacinação contra Covid-19 nessa semana, pois as doses recebidas foram todas aplicadas.