InternetData CenterAssinante

Campanha Setembro Amarelo com diversas ações em Içara

O mês é destinado a preservação da vida e a prevenção ao suicídio
Campanha Setembro Amarelo com diversas ações em Içara
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 31/08/2021 às 11:30

A campanha Setembro Amarelo, que debate mundialmente a preservação da vida e a prevenção ao suicídio, também será debatida em Içara, principalmente depois de um ano pandêmico onde a saúde mental foi muito afetada. O Laboratório de Saúde Mental está preparando atividades de conscientização, troca de experiências, palestras e outras ações durante todo o mês.  

Segundo uma pesquisa da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), divulgada em março deste ano, o cenário da pandemia, como o isolamento total, causou mais impacto à saúde mental do que o próprio coronavírus. 

“A saúde mental das pessoas teve um impacto negativo com a pandemia, trazendo prejuízos emocionais que requerem um olhar de cuidado e investimentos nesta área. Houve um aumento na gravidade do sofrimento psíquico e elevação dos transtornos mentais. A saúde mental é a quarta maior preocupação da Organização Mundial da Saúde”, revelou a coordenadora da saúde mental do município, Jadna de Stefani Milioli.

No Brasil, o Setembro Amarelo foi adotado oficialmente em 2015, em parceria do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). “Saber identificar alguns sinais de risco para o suicídio é fundamental para oferecer ajuda. Mudanças bruscas de hábitos, humor e pensamentos, perda de interesse por atividades prazerosas, descuido com a aparência, alterações no sono e no apetite, sentimento de desesperança, despedidas, isolamento social, são alguns dos sinais de alerta”, reforçou a coordenadora.

De acordo com uma pesquisa do sistema Datasus, divulgada em novembro de 2020, no primeiro ano de pandemia a ansiedade esteve presente em 86,5 % dos 17.491 indivíduos ouvidos pelo Ministério da Saúde, seguido de estresse pós-traumático 45,5% e depressão grave 16%. “Também estamos observando casos de aumenta de violência doméstica, abuso de substâncias e sintomas de estresse”, completou.

Além de diversos setores do poder público municipal, o cidadão que precisa de ajuda pode contar com o CVV, que disponibiliza o número 188 para todo o país, gratuitamente, com atendimento 24h. As ligações são atendidas por voluntários preparados para conversar com quem procura ajuda e apoio emocional.

Confira a programação da Prefeitura Municipal de Içara para setembro:

Durante todo o mês: Distribuição de mensagens motivacionais e máscaras personalizadas aos pacientes da Saúde Mental, logo após os atendimentos especializados ou atividades terapêuticas.  

30/08 - 13h30min. Abordagem do tema no encontro de familiares dos usuários que frequentam o CAPS I.

01/09 - Distribuição de laços amarelos e camisetas alusivas ao Setembro Amarelo para funcionários da Saúde Mental, ESFs e Secretaria de Saúde.

01/09 - 9h Participação na Rádio Içara, Programa Bom dia, com Joel Bernardo. (Coordenadora de Saúde Mental e Secretário de Saúde).

01/09 - 14h30min. Roda de conversa com profissionais do Ambulatório de Saúde Mental junto aos da ESF do bairro Demboski.

03/09 - Colocação de Placas e Balão Inflável alusivo ao Setembro Amarelo em lugares estratégicos do município.

06/09- 13h30min. Abordagem da temática nos grupos da familiares do CAPS I.

08/09- 9h Gravação de vídeo alusivo ao Setembro Amarelo em parceria com Comissão de Humanização do Hospital São Donato.

08/09 – 14h Divulgação de orientações sobre a Prevenção ao Suicídio com distribuição de material informativo nas áreas centrais da cidade. Funcionários do CAPS e AD.

09/09 – 19h Apresentação da Campanha alusiva ao Setembro Amarelo e apresentação do fluxo dos Serviços de Saúde Mental na Câmara de Vereadores de Içara.

10/09 – 14h Roda de Conversa com os psicólogos do Ambulatório de Saúde Mental na ESF do Bairro Vila Nova I.

14/09 – 13h Abordagem do tema Prevenção ao Suicídio, em grupo de adolescentes no Ambulatório de Saúde Mental.

15/09 – 14h Visita da prefeita Dalvania Cardoso e secretário de saúde Sandro Ressler ao CAPS I para apresentação dos Projetos Alternativos de Trabalho da equipe multiprofissional (coordenação, psicologia, assistência social, enfermagem), a serem desenvolvidos com os usuários pela equipe multiprofissional em 2021. Apresentação das propostas de trabalho para a população de dependentes químicos.

22/09 - 15h30min. Vivência aos funcionários do CAPS I como atividade do Projeto “Cuidando de quem Cuida” com a psicóloga Thais Pereira do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).

22/09 - 14h Abordagem da temática do Setembro Amarelo no grupo de familiares do Atendimento para Dependência Química.