InternetData CenterAssinante

Uso de máscaras podem ser aliadas a proteção contra o coronavírus

Covid-19 é transmitida, principalmente, por gotículas de saliva contaminadas
Uso de máscaras podem ser aliadas a proteção contra o coronavírus
Foto: Divulgação
Por Redação Em 08/04/2020 às 18:23

A pandemia do novo coronavírus criou uma conscientização sobre medidas preventivas, com cidadãos neovenezianos notando a importância da higienização constante das mãos, uso de máscaras e do isolamento social.

Sabe-se que a Covid-19 é transmitida, principalmente, por gotículas de saliva contaminadas que acabam sendo levadas para as mucosas do corpo, como boca e nariz. As máscaras podem ter o efeito benéfico no controle da disseminação viral, impedindo que pessoas infectadas espalhem o vírus.

“Sabemos que as máscaras descartáveis estão em falta no mercado. Muito tem se falado nas máscaras produzidas em casa que podem ser aliadas na proteção, desde que tenham os devidos cuidados. Por exemplo, a máscara com apenas uma camada de tecido tem a capacidade de proteção mais baixa. O ideal é ter a proteção de duas camadas, um interna e outra externa ou dupla face e ser utilizado para a fabricação uma malha mais densa, algodão ou tnt. Se tiver disponível um metal como uma haste flexível, pois fica mais rente a pele. E sempre evitar tocar na frente da máscara, utilizar os elásticos para manusear e sempre higienizar as mãos”, ressalta a médica clínica geral e integrante da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus, Covid- 19, Marie Piazza.

A medica pede que a população continue a se cuidar. “Não temos a dimensão de quantos casos de pessoas infectadas pela falta de teste. Apenas os casos mais graves que necessitam de hospitalização tem sido testado. E os pacientes com sintomas leves, que são os mais comuns, ficam notificados como suspeitos. Precisamos que todos estejam engajados no cuidado da sua saúde e da saúde do próximo, isso nos ajudará a manter o município com poucos casos e podermos voltar a vida normal mais rápido”, reforçou.

 

Cuidados

·         Deve se tornar hábito, para manter a higiene das mãos e cuidar da sua saúde. O ideal é esfregar as mãos com agua e sabão entre 15 e 20 segundos para garantir que os vírus e bactérias serão eliminados.

·         Se estiver em um ambiente público, por exemplo, ou com grande aglomeração, não toque a boca, o nariz ou olhos sem antes ter antes lavado as mãos ou pelo menos limpá-las com álcool.

·         Outra recomendação é, se possível, evitar aglomerações e manter distância 1,5 metros de pessoas.

·         Se possível, use máscara para evitar contagio.

·         As máscaras de tecido devem ser lavadas com solução de água sanitária, um litro de água e 25ml de água sanitária.

Colaboração: Cris Freitas - Assessora de Comunicação