InternetData CenterAssinante

Unidades hospitalares retomam consultas, exames e cirurgias eletivas nesta segunda

Exames e consultas de média e alta complexidade das unidades de saúde permanecem suspensos
Unidades hospitalares retomam consultas, exames e cirurgias eletivas nesta segunda
Foto: Unsplash
Por Jessica Rosso Em 24/05/2020 às 21:35

A partir desta segunda-feira, dia 25, as unidades hospitalares de Santa Catarina retomam as agendas de cirurgias eletivas de média complexidade em ambiente hospitalar, consultas e exames, conforme a determinação que consta em duas portarias do Governo do Estado. As mesmas foram publicadas na última quarta-feira, 20, no Diário Oficial do Estado. A Prefeitura de Araranguá emitiu, por meio de sua assessoria, um texto explanando algumas dúvidas de como os atendimentos e agendas irão funcionar nas unidades hospitalares. 

Segundo o texto o serviço deve garantir primeiro os agendamentos dos pacientes que já receberam autorização SISREG e não foram atendidos devido suspensão pela pandemia  de Covid -19, após seguirá os agendamentos dos pacientes que aguardam no SISREG , devidamente regulados. A orientação é para que os hospitais abram as agendas em 50%, então os serviços retomam em capacidade reduzida e com todos os cuidados necessários para pandemia (máscara, distanciamento, álcool em gel e etc).

Os hospitais entrarão em contato com os pacientes para os novos agendamentos e também devem avisar as Secretarias de Saúde. Informação repassada às equipes das Secretarias da Saúde acerca das portarias de liberação das eletivas hospitalares, cirurgias eletivas e consultas/exames eletivos ambulatorial dos hospitais. Os exames e consultas de média e alta complexidade das unidades de saúde como a Unidade Central Bom Pastor, ainda permanecem suspensos pelo Estado.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Araranguá