InternetData CenterAssinante

Secretaria de Saúde de Jacinto Machado amplia testagem da Covid-19

A primeira comunidade a participar da ação será a Serra da Pedra
Secretaria de Saúde de Jacinto Machado amplia testagem da Covid-19
Foto: Divulgação
Por Redação Em 05/08/2020 às 17:20

Com o objetivo de ampliar as ações de prevenção e a testagem da Covid-19, a Secretaria de Saúde de Jacinto Machado inicia na sexta-feira, dia 5, ações nas comunidades do interior e área central da cidade. Assim, pelo menos 20% da população jacintomachadense será testada. A primeira comunidade será a Serra da Pedra.

Com o aumento no número de casos de coronavírus no município, o mês de julho teve um crescimento de 1000%, as ações e medidas preventivas foram ampliadas. São realizadas as barreiras sanitárias semanalmente para conscientização, foram realizadas visita nas empresas com aplicação de testes rápidos em uma amostragem, distribuição de máscaras, além do Centro de Triagem disponível à população. Também são emitidos boletins diários com o número de casos de coronavírus e painéis foram afixados em frente a prefeitura, a Secretaria de Saúde e a garagem com as informações sobre o número de casos confirmados, suspeitos, descartados e óbitos. “Neste segundo momento, vamos ampliar o combate e a prevenção, fazendo testes em um número maior de pessoas e principalmente repassando informações sobre prevenção”, completa o secretário de Saúde, Adilson Piva. 

O secretário explica que com uma ambulância adesivada, a equipe da Secretaria de Saúde vai até as comunidades de Jacinto Machado para repassar orientações para prevenção da Covid-19, com um médico, um enfermeiro e agentes de saúde. Na ação serão realizados de 30 a 40 testes em cada comunidade e/ou bairro, sendo divididos em 50% para pacientes assintomáticos e 50% para pacientes sintomáticos. “Precisamos da ajuda de toda a população para amenizar os impactos da Covid-19 e para isso vamos levar nossa equipe não só para a área central, mas também para o interior”, reforça Piva.

O recurso de R$ 679.274,00, oriundos da portaria 1.666 de 01 de julho de 2020, com a aprovação do Conselho de Saúde, será utilizado para aquisição de máscaras por álcool em gel, testes para Covid-19, EPIs, medicamentos e material médico hospitalar.

Colaboração: Itaionara Recco - Assessora de Comunicação - Prefeitura de Jacinto Machado