InternetData CenterAssinante

Resultados de exames estão disponíveis de forma online em Criciúma

Todos os exames feitos no Laboratório Municipal podem ser acessados pelos pacientes
Resultados de exames estão disponíveis de forma online em Criciúma
Foto: Ana De Mattia
Por Redação Engeplus Em 25/11/2020 às 17:15

Segurança e praticidade. Foi pensando nisso, que a Prefeitura de Criciúma criou uma plataforma online de acesso aos resultados de exames realizados no Laboratório Municipal. Agora, o cidadão pode visualizar e imprimir o seu exame sem descolar de casa. O site está disponível por meio do link exames.criciuma.sc.gov.br.

O Laboratório Municipal é responsável por mais de 60 tipos de exames, como hemograma completo, HDL, dosagem de triglicerídeos, etc. O espaço também é responsável pelos testes rápidos e os antígenos da Covid-19. “Há dois meses o site já está disponível, pensamos nisso para facilitar o cotidiano da população. Principalmente, neste momento de pandemia que precisava buscar o exame impresso, e agora, o morador já tem acesso no seu próprio celular e no computador”, relatou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

Segundo a coordenadora do Laboratório Municipal de Criciúma, Andréa Goulart de Oliveira, a implantação do sistema facilitou os processos de logística e além de ser mais seguro. “Diminuiu o contato com os pacientes positivos, pois agora eles têm total liberdade para retirar o laudo pelo site. O paciente positivo não circula mais sem necessidade”, ressaltou a coordenadora. “Antes, tínhamos que imprimir e enviar os laudos por e-mail, principalmente, da Covid-19. Algumas vezes o e-mail sobrecarregava e os exames não iam. O paciente tinha que vir aqui, o telefone não parava, com a plataforma solucionou tudo isso”, completou.

A Diretoria Tecnologia da Informação (DTI), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, foi a idealizadora da iniciativa. O acesso é feito por meio de uma senha e chave, que são impressas em uma etiqueta na hora do exame. Fica cadastrado também o nome completo, CPF, endereço e se possui fator de risco. “O site é totalmente seguro. Os laudos de exames online agregam benefícios aos pacientes, estabelecimentos e profissionais de saúde. Um dos mais evidentes é o enxugamento de gastos, já que o laudo à distância tem custo menor quando comparado aos resultados emitidos localmente”, acrescentou o diretor da DTI, Tiago Ferro Pavan.

Colaboração: Ana De Mattia  / Comunicação Prefeitura de Criciúma

Leia mais sobre: