InternetData CenterAssinante

Reabilitação auditiva poderá ser feita pelo SUS

Antes, era necessário que os pacientes do município e da região fossem até Florianópolis p
Reabilitação auditiva poderá ser feita pelo SUS
Por Redação Engeplus Em 16/01/2020 às 21:36

Os procedimentos de reabilitação auditiva, como o implante de próteses, agora serão feitos em Criciúma pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Antes, era necessário que os pacientes do município e da região fossem até Florianópolis para fazer o tratamento. Em média, de 20 a 30 pessoas viajam de Criciúma até a capital para fazer reabilitação auditiva por semana.

A Audiosul Saúde Auditiva (Otocenter Clínica de Otorrinolaringologia) de Criciúma foi habilitada como Centro de Reabilitação Auditiva na Alta Complexidade, por meio da portaria nº 1.398, de 17 de dezembro de 2019, liberada nesta quarta-feira (15), no Diário Oficial da União. A clínica começou a ser construída ainda em 2018 e aguardava a aprovação do órgão federal.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Acélio Casagrande, foi mais de um ano e meio de conversas com o governo estadual e federal. “Felizmente saiu a portaria que habilita a clínica auditiva que vai fazer a parte auditiva com próteses, não precisando mais as pessoas se deslocarem de Criciúma e da região Sul, do vale do Araranguá para Florianópolis para fazer esse tipo de procedimento”, comemora o secretário.

Tratamento Fora de Domicílio

Conforme uma portaria do Ministério da Saúde de 1999, garante acesso dos usuários do SUS às consultas e exames feitos fora do local de residência, chamado Tratamento Fora de Domicílio (TFD). O TFD é responsável pelo transporte do paciente até o local onde será feito o atendimento.

Assim, com a nova portaria, os usuários que necessitarem de reabilitação auditiva não precisarão mais se deslocar até outro município. Além disso, pacientes de cidades próximas também poderão fazer o tratamento em Criciúma.

Colaboração: Stefanie Machado / Prefeitura de Criciúma