InternetData CenterAssinante

Consumo de amendoim ganha espaço em dietas, mas como escolher uma opção segura?

Nutricionista Karolaine Duminelli deu algumas dicas sobre o alimento
Consumo de amendoim ganha espaço em dietas, mas como escolher uma opção segura?
Foto: Unsplash/Ilustração
Por Redação Em 26/06/2020 às 14:40

Você sabia que o amendoim pode prejudicar a sua saúde se não estiver no prazo de validade? A nutricionista Karolaine Duminelli deu algumas dicas de como escolher o alimento.

Contaminação de fungos em amendoins, como escolher uma opção segura?

Nos últimos anos, o consumo do amendoim veio ganhando seu espaço em dietas e sendo muito incluída no dia a dia em sua forma mais comercial, a pasta de amendoim. Quando consumido in natura ou minimamente processado, conforme o Ministério da Saúde, o amendoim é rico em minerais, vitaminas, fibras e gorduras saudáveis (gorduras insaturadas). Ele também contém compostos antioxidantes, o que faz dele um potencial fator de proteção contra doenças. 

No entanto, essa leguminosa é um produto com alta probabilidade de contaminação por aflatoxinas (micotoxinas vindas de fungos) devido condições inadequadas de plantio, armazenamento, como umidade excessiva, temperatura e processamento do produto. A transmissão dessa toxina é adquirida através do consumo do amendoim contaminado, ou de seus subprodutos (doces, manteiga de amendoim, pasta de amendoim).

 Para saber se seu produto é seguro:

- Certifique-se que seu amendoim/pasta de amendoim possui o selo da Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates, Amendoim e Balas - ABICAB de segurança. Empresas que possuem o selo ABICAB são auditadas, monitoradas e atendem os requisitos da legislação em relação aos níveis de aflatoxinas e fabricam produtos à base de amendoim totalmente seguros.

- Conserve seu amendoim em potes lacrados e em ambientes secos, sem luz solar e frescos, evitando a proliferação de possíveis fungos.

- Compre amendoins em lojas de confiança, evitando sua compra à granel. Pois o mal manuseio e o mal armazenamento pode iniciar a proliferação desses bolores.

- Descarte o produto que aparentar estar murcho, mofado, com mal cheiro e com alteração de cor pois são altos indicativos de contaminação.

O efeito do consumo da aflatoxina depende da dose e da frequência com que é ingerida e pode ser agudo (letal ou não) ou subagudo, onde atua no fígado. Efeitos observados concluem que o consumo dessa micotoxina pode causar câncer, atividades imunossupressoras (redução da força do sistema imunológico), mutagênicas (mutação de células genéticas – causando doenças) e teratogênicas (alteração na estrutura do feto).

Ao comprar amendoim ou pasta de amendoim, sempre observe se no rótulo possui o selo de qualidade ABICAB. Assim você terá segurança em consumir um produto isento de micotoxinas de fungos!