InternetData CenterAssinante

Ayurveda: tratamento natural para as suas queixas

Profissional explica sobre esta prática que vem ganhando cada vez mais adeptos na região
Ayurveda: tratamento natural para as suas queixas
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 19/04/2020 às 18:19

A Ayurveda, ciência irmã do Yoga que cuida da saúde do corpo e da mente, considera que todos os elementos presentes na natureza (espaço ou éter, ar, fogo, água e terra) estão presentes no nosso corpo físico. Cada pessoa numa quantidade diferente que resulta no seu Dosha, a constituição psicofísica que influencia na fisiologia, estilo de vida, predisposição a determinados desequilíbrios.

Segundo a Terapeuta Ayurvédica e Fisioterapeuta da Únic, Letícia Rocha, o tratamento inicia com a consulta ayurvédica, podendo ser realizada online. “Através da anamnese ayurvédica identifico o estado de saúde atual do paciente e aplico dois testes validados pelo Chopra Center: um avalia qual o Dosha do paciente e o outro avalia qual elemento está em excesso no organismo dele”, comentou.

“Após a consulta, o paciente recebe um guia de tratamento ayurvédico com os alimentos, especiarias recomendadas para o seu Dosha, sugestões de horários para tirar melhor proveito de sua rotina diária segundo o relógio ayurveda, atividade física e óleos essenciais indicados. Além de leites medicados com especiarias e terapias corporais de acordo com a queixa do paciente”, explicou.

No Ayurveda é tratado o desequilíbrio que ocasionou a doença ou queixa atual. Ansiedade, prisão de ventre, insônia, desordens do sistema muscular e nervoso segundo ayurveda são  desequilíbrios de Vata (excesso elemento ar). Inflamações em geral, irritabilidade, problemas estomacais são desequilíbrios de Pitta (predomínio fogo organismo). E queixas como obesidade, letargia, sensação de estagnação, procrastinação são desequilíbrios de Kapha causados pela maior quantidade de terra no corpo do paciente que predispõe a isso. 

Terapia Shirodhara

Uma das terapias  que apresenta resultados maravilhosos entre as pacientes é a Shirodhara, que nada mais é do que o derramamento contínuo de leite aquecido na testa da paciente, especificamente na região da glândula pineal, onde o hormônio do sono é produzido. A técnica beneficia principalmente a estimulação do sono regular, tratamento da ansiedade, melhora da concentração, enxaqueca e dores na região da cabeça e cervical.

“A terapia apresenta resultados tão benéficos que alguns pacientes da clínica deixaram de usar medicamentos que tratam problemas como estes. Mas sempre deixando bem claro ao paciente que a diminuição ou retirada dos mesmos deve ser feita apenas com autorização de um médico”, concluiu a profissional.