InternetData CenterAssinante

Unidades de Saúde em horário estendido para vacinar contra a febre amarela

Município registrou aumento na procura pela imunização da doença
Unidades de Saúde em horário estendido para vacinar contra a febre amarela
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 13/02/2019 às 10:08

Com o aumento da procura pela vacina contra a febre amarela e para facilitar a vacinação para pessoas que trabalham em horário comercial, a Secretaria de Saúde do município de Siderópolis adotou um cronograma de vacinação. Todas as quartas-feiras deste mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estenderão o horário de atendimento. Com exceção da Equipe de Saúde da Família (ESF) Vila São Jorge, que atenderá sem fechar ao meio dia, as demais unidades atenderão até as 20 horas.

Devem ser imunizadas todas as pessoas na faixa etária entre nove meses e 59 anos. Os cidadãos que nunca receberam a vacina contra a febre amarela devem procurar a UBS mais próxima de sua residência com o cartão de vacinação para ficar protegido.

Em Siderópolis são cinco unidades disponíveis para vacinação. “A vacina é o único meio de prevenção contra a doença. A imunização está indicada como dose única e não precisa refazer. Pessoas com mais de 60 anos, gestantes e mulheres que amamentam que forem imunizadas, precisam ser avaliadas pelo serviço de saúde para identificar se possuem alguma contraindicação”, afirma a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Siderópolis, Renata de Lorenzi Dagostin.

Mesmo com a imunização, a Secretaria de Saúde confirma a necessidade da manutenção dos cuidados com o mosquito transmissor da doença. “Manter os terrenos limpos e sem água parada continua sendo essencial para que não tenhamos focos do mosquito transmissor. Todos os cuidados que sempre tivemos devem ser mantidos. Vamos continuar com nossas campanhas”, explica a responsável pelo Programa da Dengue da Secretaria de Saúde de Siderópolis, Jaqueline Elias.

Sobre a febre amarela

É uma doença infecciosa aguda, febril, causada por vírus que pode levar a morte em uma semana, se não for diagnosticada rapidamente. A transmissão é feita através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, desde que o inseto esteja contaminado (após picar um ser humano com a doença). Esta é conhecida como febre amarela urbana.

O segundo tipo e pela picada do mosquito Haemagogus. Este conhecido como febre amarela silvestre. Após a picada do mosquito a doença demora de três a seis dias para se manifestar. A única forma de evitar a febre amarela é por meio da vacinação e por meio de campanhas educativas com a população para evitar os criadouros dos vetores do vírus.

Sinais e sintomas

Febre, Calafrios, Cefaléia, Dores musculares, Prostração, Náuseas, Vômitos.

Fonte: Ministério da Saúde

Leia mais sobre: