InternetData CenterAssinante

Secretaria de Saúde promove ações no Dia Nacional de Combate a Diabetes

Atividades foram realizadas no Paço Municipal Marcos Rovaris e também na Farmácia Central
Secretaria de Saúde promove ações no Dia Nacional de Combate a Diabetes
Foto: Maria Duarte
Por Redação Em 15/11/2019 às 19:15

A Secretaria de Saúde através do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) da Atenção Básica e da Assistência Farmacêutica, realizou nessa quinta-feira, dia 14, ações em alusão ao Dia Nacional de Combate a Diabetes. Atividades foram realizadas no Paço Municipal Marcos Rovaris e na Farmácia Central.

No Paço Municipal, foram realizadas orientações com nutricionista e profissional de Educação Física. Também foram repassadas orientações com fonoaudióloga, fisioterapeuta, farmacêutico e psicólogo, e feitos trabalhos de auriculoterapia. Segundo a nutricionista do Nasf Centro, Liz Corrêa, evitar alimentos processados ajudam a combater a diabetes. “O ideal é consumir alimentos in natura e minimamente processados que tem aditivos. Quanto a sucos, deve-se optar por sucos naturais sem açúcar, pois frutas já são adoçadas naturalmente. Ao comprar um produto é importante verificar na embalagem a quantidade de glicose”, disse.

A prática de exercícios físicos também é essencial para o combate a diabetes. “A obesidade é um fator de risco, por isso é importante investir na prática de exercícios aeróbicos, como caminhada e andar de bicicletas, que também ajudam a combater o colesterol ruim”, explicou.

Na farmácia central foi realizado controle de glicose e colesterol. “Controlar a glicose é o primeiro passo para a conscientização, pois se estiver muito alta, deve imediatamente tomar os procedimentos necessários. É importante que independe de estar alta ou não, o paciente tenha todos os cuidados para prevenir a doença”, disse a coordenadora da Assistência Farmacêutica, Queli Seifert.

 

Dia Nacional de Combate a Diabetes

O dia 14 de novembro é conhecido como Dia nacional do combate à Diabetes. Tem objetivo de prevenir e controlar a doença. Através da alimentação e prática de atividades físicas. Segundo dados do Ministério da Saúde no Brasil, cerca de 14 milhões de pessoas com diabetes e por dia aparecem 500 novos casos.

“Existem três tipos de diabetes. O tipo um é mais frequente em crianças e adolescentes, e o tipo 2 em obesos, idosos e em pessoas com genética favorável e a gestacional, desenvolvida em mulheres grávidas. Essas pessoas têm resistência à insulina e o metabolismo acaba necessitando de uma quantidade ainda maior quando doente”, disse a nutricionista.

Entre os sintomas da diabetes estão: fome e sede excessiva, vontade de urinar várias vezes ao dia, perda de peso, fraqueza, fadiga, mudanças de humor, náusea, vômitos, formigamento nos pés e nas mãos, infecções frequentes nos rins, bexigas e peles, feridas que demoram a cicatrizar e visão embaçada.

Colaboração: Maria Duarte

Leia mais sobre: