InternetData CenterAssinante

Saiba a importância de ter um profissional auxiliando nos exercícios físicos

As atividades podem trazer mais saúde, condicionamento físico e bem-estar
Saiba a importância de ter um profissional auxiliando nos exercícios físicos
Foto: Rafaela Custódio / Portal Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 22/10/2019 às 09:34

O Verão inicia no dia 22 de dezembro e as pessoas já realizam exercícios físicos tentando manter bom corpo para a estação mais quente do ano. Mas treinar sozinho e realizar atividades sem um profissional qualificado pode ser um risco para a saúde.

A personal trainer Bruna Souza comenta sobre a importância de um profissional auxiliar um aluno nos exercícios físicos. “Praticar uma atividade física sozinho é muito arriscado. Além de causar lesões, um educador físico sabe quais os objetivos que o aluno precisa alcançar. É importante lembrar que o treino do amigo não vale para a outra pessoa. Cada pessoa possui um objetivo e tem seu corpo e metabolismo”, explica. 

Bruna ainda ressalta que treinos e dietas de internet não devem ser seguidos. “Cada ser humano é diferente. Não é porque deu certo com uma pessoa que dará com você. São ciclos diferentes. Não é correto ver treinos de um conhecido e segui-lo, pois o aluno não sabe quanto tempo aquela pessoa levou para conseguir realizar aquela série de exercícios. Carga demais pode, sim, fazer mal”, declara. 

“Os educadores físicos possuem conhecimento necessário para saber o nível do aluno e o que ele pode e não pode. O que conversamos com os colegas de profissão que é óbvio que iniciar sempre é melhor do que não fazer nenhuma atividade física. Mas as pessoas acabam querendo resultado em dois meses e depois acabam saindo da academia. Todos querem resultados rápidos e não é assim que funciona”, pontua. “É muito importante que o corpo passe por todas as adaptações e que consiga realizar todos os exercícios de forma correta”, acrescenta. 

A personal trainer lembra que é preciso começar de uma maneira mais leve e que progrida dia após dia. “Não precisa treinar todos os dias, mas ter uma constância é importante. O que acontece bastante é a pessoa treinar perto do verão e quando termina a estação não volta mais. O corpo precisa de estímulo, não só de exercício, mas de frequência de treino para adquirir condicionamento físico”, relata. 

Bruna comenta que os exercícios físicos e dietas corretas trazem bons resultados. “Nada é do dia para noite. Mas as atividades físicas trazem qualidade de vida, saúde, controla nível de estresse e de ansiedade, melhora o condicionamento físico, ajuda na autoestima, melhora a mobilidade e libera endorfina”, finaliza.