InternetData CenterAssinante

Profissionais têm novas datas para selecionar municípios

Sul já teve vagas preenchidas, mas busca reposição para saída de três médicos brasileiros
Profissionais têm novas datas para selecionar municípios
Foto: Divulgação
Por Thiago Hockmüller Em 22/01/2019 às 09:52

Brasileiros formados no exterior e estrangeiros inscritos no Programa Mais Médicos têm novas datas para selecionar os municípios que ainda têm vagas abertas. O primeiro grupo tem os dias 7 e 8 de fevereiro para escolher a localidade no site do programa. Nos dias 18 e 19 do mesmo mês será a vez de estrangeiros terem acesso ao sistema para optar pelas vagas.

De acordo com o Ministério da Saúde, a alteração no cronograma se deu por conta do período de carnaval, que seria durante o acolhimento dos médicos. Com a mudança, a validação dos médicos brasileiros que estão com a documentação correta está prevista para ser divulgada no dia 31 de janeiro. No dia 12 de fevereiro, será divulgado o resultado dos médicos estrangeiros, que terão a mesma oportunidade, conforme o novo cronograma.

Após a escolha desses profissionais, o governo federal deve publicar, nos dias 13 e 21 de fevereiro, a lista com os nomes de brasileiros e estrangeiros respectivamente alocados nas cidades selecionadas. Ao todo, 10.205 profissionais brasileiros e estrangeiros com habilitação para exercício da medicina no exterior (sem registro no Brasil) completaram a inscrição no Mais Médicos.

As inscrições para o atual edital começaram com profissionais com registro no Brasil escolhendo as cidades disponíveis. Balanço divulgado no último dia 15 pela pasta mostra que 82% das vagas já foram preenchidas. Os postos que estiverem em aberto serão disponibilizados nesta próxima etapa.

Região já teve vagas preenchidas, mas...

Na Região de Criciúma, as vagas deixadas pelos médicos cubanos já estão todas preenchidas. Segundo a Gerência Regional de Saúde, os municípios não tiveram dificuldades para o preenchimento das vagas, no entanto, em outro programa do Ministério da Saúde, a região perdeu três profissionais brasileiros e ainda não recebeu médicos para suprir a função.

“São casos diferentes. O que é de cubanos foi preenchido rápido, logo que abriram os editais a região teve médicos inscritos. Mas o tempo de demora (para preencher as vagas dos brasileiros) não é normal, está demorando. Isso diminui as condições de tendimento da população. Esse médico é pago pelo Ministério da Saúde, a vantagem para o município é ter um profissional sem ter que pagar, mas desta forma o município tem que substituir e pagar. Gera custo para o município”, reclama o gerente Regional de Saúde, Fernando de Fáveri.

Confira o cronograma completo:

31/01 - Publicação da validação dos documentos dos brasileiros formados no exterior.

07/02 - Publicação da relação dos municípios com vagas remanescentes.

07 e 08/02 - Brasileiros formados no exterior escolhem vagas disponíveis.

12/02 - Publicação da validação dos documentos dos estrangeiros formados no exterior.

18/02 - Publicação da relação dos municípios com vagas remanescentes.

18 e 19/02 – Estrangeiros formados no exterior escolhem vagas disponíveis.

Com informações da Agência Brasil 

Leia mais sobre: