InternetData CenterAssinante

Pacientes em tratamento oncológico ganham homenagem antecipada ao dia das mães

Tarde especial aconteceu nesta segunda-feira, dia 6, no Hospital São José
Pacientes em tratamento oncológico ganham homenagem antecipada ao dia das mães
Foto: Divulgação
Por Redação Em 08/05/2019 às 13:36

Como forma de homenagear algumas pacientes que fazem tratamento contra o câncer, o Grupo de Atividades para Pacientes Oncológicos (GAPO), liderado pela fisioterapeuta Edilene Rocha e pela terapeuta ocupacional Ângela Cristina Eduardo, organizou uma tarde especial para as mamães que participam do grupo, nesta segunda-feira, dia 6.

“Nosso objetivo é sempre trazer um alento e alegria para estas mulheres que já passaram por tantas dificuldades com a saúde; seja tratando ou realizando cirurgias. O GAPO vem para auxiliar neste processo de cura, proporcionando além das atividades de alongamento e dança por meio da reabilitação fisioterapêutica  e terapêutica ocupacional, momentos como este, de beleza e bem-estar”, afirmou a fisioterapeuta.

As responsáveis pelo projeto, organizaram um dia de beleza com quatro maquiadoras da cidade, voluntárias e uma sessão de fotos, além de homenagens. “Foi emocionante ver que através do nosso trabalho conseguimos arrancar tantos sorrisos, eu que sou Manteiga derretida tinha que ficar o tempo todo segurando as lágrimas de tanta emoção, foi lindo”, comentou uma das maquiadoras Josi Santos.

As mamães passarem por uma produção de maquiagem, para serem fotografadas pela lente de Jean Habkost, fotógrafo que veio de Jaguaruna especialmente para fotografar as pacientes. “Foi uma alegria poder fazer parte deste momento e de alguma forma, homenagear estas mães mais que guerreiras. Eu só fotografo mulheres e fiquei lisonjeado pelo convite. Em minhas fotos busco inspirações na arte, cinema e pintura; dos movimentos barroco renascentista; e hoje quero transformar, com inspiração no momento renascentista, estas mulheres, numa verdadeira obra de arte”, explicou o fotógrafo.

As fotos serão entregues como recordação para cada paciente. “Foi um dia maravilhoso. Hoje neste grupo somos amigas. Quando chegamos no grupo cada uma tinha algum tipo de problema e juntas vamos seguindo. Viver aquele momento ontem foi especial. Rimos muito, brincamos demais e saímos muito satisfeitas, a gente só tem a agradecer e temos muita fé que tudo vai melhorar na nossa vida e que a gente vai vencer acima de tudo”, comentou Mariléia Tomasi, paciente.

Sonho realizado

Sarai Teixeira também é paciente, iniciou o tratamento em 2009. Mesmo em tratamento a paciente conta que não desanimou e sempre manteve a autoestima. “Nunca deixei me abalar por passar por este problema. No início do tratamento quis fazer fotos para mostrar o meu momento, até para incentivar outras mulheres e demonstrar que mesmo passando por aquele momento é preciso ter ânimo uma autoestima elevada. Mas na época não consegui fazer um book. E ontem, nossa fiquei até emocionada, porque foi um sonho que eu sempre tive. Fiquei sem palavras, era tudo que eu sempre queria fazer, um álbum, um book. O Jean foi uma pessoa especial maravilhosa; a gente ficou deslumbrada e estamos até agora sentindo aquele calor humano e ansiosas para ver as fotos”, contou Sarai.

Grupo de Atividades para Pacientes Oncológicos

Para amenizar este tempo de tratamento e aliviar as tensões, a equipe multidisciplinar do Hospital São José desenvolve inúmeras atividades com  pacientes que realizam tratamento na unidade de oncologia da Instituição.

O serviço de quimioterapia especificamente presta assistência a toda população do sul de Santa Catarina, oferecendo o que há de mais moderno para o tratamento do câncer, contando também, com uma equipe de profissionais capacitados para o melhor atendimento em todas as fases do tratamento. Além do acompanhamento com médicos, psicólogos, assistente social, farmacêuticas, nutricionistas e equipe de enfermagem; as pessoas que tratam no HSJosé tem à disposição também, uma equipe de fisioterapia e terapeuta ocupacional que desempenham um importante papel na busca da prevenção das complicações que podem acontecer ao longo do tratamento do câncer, favorecendo assim, o retorno as atividades de vida diária e uma melhor qualidade de vida.

E foi pensando nisso, em melhorar a qualidade de vida destas pessoas que a equipe de fisioterapia e terapia ocupacional decidiu criar o Grupo de Atividades para Pacientes Oncológicos – GAPO; grupo este, que tem por finalidade oferecer atividades físicas gratuitas as pacientes.

Colaboração: Katias Farias / HSJosé