InternetData CenterAssinante

Outubro Rosa: diversas ações serão realizadas durante todo o mês na Região Sul

Serão 31 dias de combate ao câncer de mama e de incentivo aos cuidados da saúde da mulher
Outubro Rosa: diversas ações serão realizadas durante todo o mês na Região Sul
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 01/10/2019 às 08:00

Amanhã inicia o mês de outubro e com ele a campanha Outubro Rosa, que praticamente em todo o Brasil busca conscientizar as mulheres e a sociedade como um todo sobre a importância do cuidado com a saúde da mulher. Diversas ações são realizadas durante a camapanha e a maioria deles têm como foco a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

Confira como os munícipios de Criciúma, Içara e Morro da Fumaça se preparam para o Outubro Rosa:

 
CRICIÚMA
 


A Secretaria Municipal de Saúde promoverá uma série de ações durante o mês de outubro, com a finalidade de realizar o máximo possível de exames de mamografia e rastreamento em mulheres de 50 a 69 anos. A programação inicia nesta terça-feira, dia 1, e segue até o dia 31 de outubro, em diferentes locais do município.

“Estamos numa fase em que a comunicação alcança muitas pessoas e algumas informações equivocadas também acabam alcançando, prejudicando alguns indicadores de saúde. A gente percebe isso tanto nas vacinas quanto na realização de tratamentos. Essas campanhas vêm para combater essa falsa disseminação e fazer com que, de fato, a prevenção aconteça”, salienta a coordenadora da Educação Permanente em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Aguiar Milanez.

Confira a programação do Outubro Rosa em Criciúma:

  • Tribuna Livre: nesta terça-feira, às 17 horas, na Câmara Municipal de Vereadores, ocorrerá uma Tribuna Livre. O evento é aberto ao público. Durante o encontro, será apresentado os números do câncer de mama e de colo de útero. Também será discutido os fluxos de atendimento das mulheres e possíveis esclarecimentos sobre o assunto.
  • Abertura oficial do Outubro Rosa: nesta quarta-feira, dia 2, das 15h às 17 horas, no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), terá a abertura oficial do Outubro Rosa. Será apresentada a proposta da campanha, toda a sua programação e os protocolos de ginecologia, pré-natal e obstetrícia para médicos e enfermeiros.
  • Gincana: durante o mês, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Criciúma estarão participando da gincana em prol da prevenção contra o câncer. Nela, estarão sendo arrecadados recipientes de vidro para o banco de leite humano do Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC), além de toucas, lenços, perucas e mexas de cabelo. Também serão contabilizadas palestras e preventivos realizados, concorrendo a um jantar com a equipe.
  • Dia “D”: no sábado, dia 5, as UBS de Criciúma estarão abertas das 13h às 17 horas.
  • Oficina de confecção de turbantes e toucas com tecidos usados: no dia 17 de outubro, das 9h às 11 horas, no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris, será realizada uma oficina com os agentes comunitários de saúde. Durante o evento, ocorrerá a confecção de toucas e turbantes a partir de roupas usadas.
  • Horário estendido à mulher trabalhadora: no dia 24 de outubro, as unidades estenderão seus horários de funcionamento até às 21 horas, para aquelas que não puderam ir no Dia “D”.
  • Encontro regional: no dia 25 de outubro, das 13h às 17 horas, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), será realizado um encontro regional. O evento conta com a participação de um representante por unidade de saúde. Haverá uma palestra com um mastologista.
  • Entrega dos itens da gincana: no dia 31 de outubro, terá a entrega dos itens arrecadados na gincana para a Unidade de Assistência de Alta Complexibilidade (Unacon) e HMISC.
  • Revelação da unidade vencedora da gincana: no dia 6 de novembro, haverá a revelação da unidade vencedora da gincana.
 
IÇARA
 


O Governo de Içara, por meio da Secretaria de Saúde e Fundação Municipal de Esportes (FME) firmou parceria para a realização da 3º edição da Caminhada da Prevenção, promovida pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, abrindo os trabalhos neste mês especial.  A caminhada ocorre nesta terça-feira, dia 1, com saída em frente à construção da Casa Rosa, no bairro Primeiro de Maio, em Içara.

De acordo com o presidente da FME, Eduardo Simão Silva, será programado uma atividade física aquecendo os participantes do evento. “Vamos iniciar os trabalhos de aquecimento às 8h30, pois é importante que os participantes estejam preparados para evitar qualquer situação de desconforto muscular ou lesão, preservando assim a integridade física de todos”, explicou. 

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara, Andreia Cristina Pavei Soares, destaca que o mês de outubro é período de alerta e o momento de intensificar a divulgação para importância da prevenção. “Trabalhamos em função da agilidade do diagnóstico e a parceria do Governo de Içara é salutar nesse contexto. A mulher precisa se tocar, conhecer seu corpo, sua mama e fazer os exames constantemente após os 40 anos. O câncer de mama tem 95% de chance de cura em caso de descoberta no início”, ressaltou.

Conforme a Rede Feminina, e expectativa é reunir aproximadamente 200 pessoas no evento. Para a caminhada estão sendo comercializadas camisetas personalizadas no valor de R$30,00. A aquisição pode ser feita na sede da Rede Feminina, anexa ao Hospital São Donato ou no local de início da caminhada.

A programação oficial das demais atividades organizadas pela Secretaria de Saúde de Içara será divulgada até o final desta semana. “Em 2019, as ações do Outubro Rosa em Içara serão novamente pautadas na educação em saúde, pois a realização de exames não é restrita ao mês de outubro. Cada unidade estará realizando uma ação educativa que será realizada durante o mês em sua comunidade por meio dos Clubes de mães, escolas, igrejas, indústria”, colocou a coordenadora de Atenção Básica Iane Savi.

 
MORRO DA FUMAÇA
 


Entre as iniciativas, está a abertura das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em horário especial. O secretário do Sistema de Saúde, Robson Francisconi salienta que a programação foi pensada para o máximo de mulheres possível tenha acesso aos serviços disponibilizados. "Nossas unidades estarão abertas e nossos profissionais à disposição para prestar os atendimentos".

Entre os serviços, está a realização do preventivo, alto-exame de mama, teste rápido, atendimentos odontológicos, entre outros, sempre mediante o agendamento prévio.

Confira a programação dos ESFs e UBSs de Morro da Fumaça durante o Outubro Rosa:

Dia 5 | Sábado

  • Todas as Estratégia de Saúde da Família (ESF) e a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Mina Fluorita estarão abertas (sem sala de vacina);

  • Sala de odontologia aberta atendimentos só para mulheres, mediante horário marcado. No mesmo dia serão feitos preventivos, alto-exame de mama, teste rápido;

Dia 9 | Sábado

  • Todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF) e a Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Linha Torrens (até às 12 horas) e de Minha Fluorita, com sala de vacina aberta;

  • Sala de odontologia aberta, mediante horário marcado. Realização de preventivos, teste rápido, alto-exame de mama;

Dia 26 |Sábado

  • Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) abertas, com vacinação, além de atendimento na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Serão realizados testes rápidos, preventivos e alto-exame de mama.

Obs.: Todos os atendimentos serão realizados mediante agendamento prévio.