InternetData CenterAssinante

Novembro Azul: sábado com atividades de promoção à saúde do homem e carreata na Rua da Gente

Ações serão realizadas das 8 horas às 12 horas
Novembro Azul: sábado com atividades de promoção à saúde do homem e carreata na Rua da Gente
Foto: Divulgação/Prefeitura de Criciúma
Por Redação Engeplus Em 30/11/2019 às 08:03

Em alusão ao Novembro Azul, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Atenção Básica, irá realizar atividades de promoção e prevenção à saúde do homem, na Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações Cincinato Naspolini. Ações irão acontecer neste sábado, dia 30, das 8 horas às 12 horas.  Serão feitas orientações sobre exame de câncer de próstata entre outras. A carreata sairá às 10 horas em direção ao bairro Pinheirinho.

Segundo dados registrados pelo Vigilantos-Módulo Câncer, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC), o município de Criciúma registrou em 2019 1.096 novos casos de câncer no sexo masculino, destes, 120 são de câncer de próstata. De acordo com o secretário de Saúde, Acélio Casagrande, é preciso conscientizar a população masculina de que o diagnóstico precoce aumenta as chances de um tratamento eficaz.

“A adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são fundamentais para diminuir os riscos à saúde. Também é preciso fazer exames com frequência para ter controle sobre a saúde”, enfatiza.

A maior incidência está na faixa etária de 40 a 50 anos, caso possua sintomas frequentes como dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, é necessário procurar o médico imediatamente. “Os exames de toque retal e antígeno prostático específico são de extrema importância para a prevenção e por isso é preciso trabalhar para acabar com o preconceito dos homens em realizar os exames”, diz o coordenador da Atenção Básica, Leandro Maffei.

Outras atividades

No dia 30 de novembro, também serão realizadas ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 13 horas às 17 horas. Entre as atividades estão vacinação contra o sarampo, avaliação oral e orientações médicas para prevenção ao câncer de boca, câncer de próstata, HPV masculino e também serão repassadas informações sobre vacinação do HPV em meninos de 11 a 14 anos.

Colaboração: Maria Duarte/Decom