InternetData CenterAssinante

Lesão de pele por pressão, você sabe o que é?

Atenção e cuidado faz toda diferença na recuperação
Por Redação Engeplus Em 04/08/2019 às 18:45

Pacientes acamados precisam de um cuidado e atenção muitas vezes redobrados. Esta preocupação é uma forma de prevenção para possíveis problemas. O que poucas pessoas sabem, é que uma das ações mais importantes para pacientes que muitas vezes só podem ficar deitados, é a prática de reposicioná-lo constantemente em seu leito (mudança de decúbito).

O que é Lesão por Pressão

     Pacientes acamados que não são reposicionados no leito, tendem a desenvolver lesão de pele por pressão. Este tipo de problema ocorre devido à pressão gerada nos tecidos do corpo, dificultando a oxigenação dos mesmos.

 

Prevenção da Lesão por Pressão no HSJosé

     O simples fato de mudar o paciente de posição a cada duas horas, reduz significativamente a probabilidade de desenvolver lesões de pele. Raros são os casos clínicos que impossibilitam a movimentação, sendo que nestas situações, o alívio da pressão gerada aos tecidos é adaptado. “Em uma unidade hospitalar por exemplo, uma das práticas fundamentais adotada é a mudança de posição, padronizada por intermédio de um relógio, que fica fixo à identificação dos pacientes na cabeceira do leito. Além do relógio que orienta os momentos e as posições da mudança de decúbito, a instituição tem investido continuamente na aquisição de colchões pneumáticos,  padronização de curativos especiais, confecção de coxins (almofadas específicas para proteção das proeminências ósseas)”, explica Márcia Campos, gerente de qualidade do HSJosé, responsável pelas ações para segurança do paciente.

 

Cuidados em casa

Muitas pessoas hoje em dia, possuem familiares acamados em casa e precisam atentar-se a este processo para que a lesão por pressão não seja mais um problema para tratar. Por isso, é importante salientar que os familiares façam a mudança conforme as orientações que receberam no hospital, realizando o reposicionamento diariamente, respeitando os horários.

De acordo com a responsável pela comissão de Prevenção de Lesão de pele do HSJosé, Enfª Cláudia Dozol, as medidas geram resultados, quando a lesão esta é estágio inicial.  "Mensuramos diariamente os resultados e são muito satisfatórios, mas é importante lembrar sobre o cuidado desde o início quando esta lesão aparece. No hospital por exemplo, recebemos um grande número de pacientes acamados com lesões bem avançadas e aí, dependendo do quadro clínico do paciente, estado nutricional e idade é difícil promover a cicatrização.  O cuidado em casa é fundamental”, destaca a enfermeira.

Em uma Unidade Hospitalar todos os profissionais precisam estar capacitados para atender este tipo de problema; e as ações desenvolvidas devem ser realizadas rotineiramente. As atividades para a conferência das ações realziadas, são auditadas pelo Núcleo de Segurança do Paciente. "A prevenção de Lesão de pele por Pressão" é uma das metas de segurança do paciente e muitos destes investimentos; (em áreas diversas como melhorias no quesito estrutural ou capacitação profissional);  feitos, não são contemplados pelo Sistema Único de Saúde-SUS, mas o hospital instigado pela manutenção da excelência não mede esforços para entregar assistência de qualidade a todos”, completa Márcia Campos, Gerente de Qualidade.

Colaboração: Katia Farias - Assessoria

Leia mais sobre: