InternetData CenterAssinante

Hospitais e maternidades deverão oferecer cursos para salvamento de engasgos

Confira outros assuntos que foram pauta no Legislativo nesta segunda-feira
Hospitais e maternidades deverão oferecer cursos para salvamento de engasgos
Foto: Divulgação
Por Redação Em 26/08/2019 às 19:54

Dados da ONG Criança Segura, mostram que, com base nos registros do Ministério da Saúde, mais de 820 crianças de 0 a 14 anos morreram em 2016 vítimas de asfixia acidental.

Buscando evitar o registro de casos em Criciúma, os vereadores aprovaram na Sessão desta segunda-feira, dia 26, a matéria de autoria do vereador Zairo Casagrande (PSD) que Torna obrigatória nos hospitais e maternidades referências do Município de Criciúma, a realização de treinamento específico com as gestantes, para salvamento em casos de engasgo e de parada cardiorrespiratória, a partir do 5º mês de gestação. A matéria teve substitutivo global que foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares.

Conforme o PL nº 031/2019, o treinamento obrigatório das mães deverá ser feito antes do parto, de forma simulada, conforme a disponibilização das datas definidas pelos hospitais e maternidades, para visitar o serviço antes do parto.

Caberá as Unidades Básicas de Saúde e  Estratégia Saúde da Família, o agendamento do procedimento previsto nesta Lei, por solicitação no SISREG. Caberá a Secretaria da Saúde do município, a disponibilização da agenda dos treinamentos para as Unidades Básicas de Saúde e  Estratégia Saúde da Família, via SISREG; e também, a responsabilidade pelo transporte das gestantes comprovadamente carentes, até o local do treinamento.

 

Ampliação de contratação de novos funcionários para UBS são solicitadas

Em requerimento apresentado nesta segunda-feira (26/8), o vereador Pastor Jair Alexandre (PSC), verifica junto ao Município a possibilidade de ampliação na unidade de saúde do Bairro Santo Antonio.

O vereador verifica ainda a previsão para contratação de Agente de Saúde para esta unidade. Conforme o parlamentar, a Unidade atende o número expressivo de oito mil pessoas da região. Proposição foi aprovada por unanimidade.

 

Prazo para instalação de sinalização em cruzamento perigoso é questionado

O prazo para que sejam instaladas as placas de sinalização no cruzamento da Rua São Bento do Sul com a Rua Brusque, no Bairro Nossa Senhora da Salete, foi questionado em requerimento apresentado pelo vereador Paulo Ferrarezi (MDB). Conforme o vereador, no local, são registrados, muitos acidentes.

Em segundo documento apresentado o vereador questiona quais foram as medidas compensatórias de EIVs oferecidas pela Construtora Construfase Construção Civil LTDA., referente à execução do Condomínio Residencial Plaza Mayor, localizado na Rua Darci João Bianchini e Rua Líbano José Gomes S/N, Bairro Mina União. Proposições foram aprovadas por unanimidade.

 

Postes metálicos deverão receber aterramento para evitar acidentes

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, na Sessão desta segunda-feira (26/8) a matéria de autoria do vereador Ademir Honorato (MDB), PL 61/2019 que torna obrigatório o aterramento de todos os postes metálicos no Município, que estejam em contato com a rede elétrica.

Conforme o vereador, o aterramento segue as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Os postes metálicos que já estiverem instalados na cidade deverão passar por revisão para a comprovação se estão dentro das Normas Técnicas visando à segurança da população.

Em sua justificativa o vereador afirmou que o aterramento protege as pessoas de falhas na instalação e elimina fugas de energia, prevenindo contra choque elétrico através do contato humano com a parte metálica de postes com falha no isolamento.

Colaboração: Dani Savi