InternetData CenterAssinante

Horário estendido de vacinação contra a febre amarela começa nesta semana

Atendimento acontecerá nas duas próximas terças e quartas-feiras e no próximo sábado
Horário estendido de vacinação contra a febre amarela começa nesta semana
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 16/09/2019 às 13:53

Içara irá realizar o atendimento em horário estendido nas suas unidades de saúde nas duas próximas terças e quartas-feiras. O objetivo é levar a população que ainda não fez a vacina contra a Febre Amarela. A comunidade terá até às 20 horas para procurar alguma unidade de saúde.

De acordo com a secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos, o único meio de prevenção é a vacina. "Trabalhamos para conscientizar as pessoas a procurarem as unidades de saúde, para que consigamos atingir a meta da cobertura vacinal em 100% no município. É de fundamental importância que toda a população seja vacinada", comentou.

Todas as salas de vacinação dos bairros Presidente Vargas, Liri, Cristo Rei, Jaqueline, Aurora, Vila Nova I, Esplanada, Primeiro de Maio, Jardim Elizabete, Raichaski e Nossa Senhora de Fátima estarão com atendimento ampliado até às 20 horas nos dias 17, 18, 24 e 25. No sábado, dia 21, todas as unidades de saúdes estarão abertas das 8h às 17 horas.

O público alvo da campanha são pessoas de nove meses a 59 anos de idade que nunca receberam a vacina. No ato, o cidadão deverá levar a carteira de vacinação. Uma única dose é suficiente por toda a vida.

Sobre a doença

A febre amarela é uma doença grave, transmitida por mosquitos, principalmente em áreas silvestres e próximas de matas. Os macacos não transmitem a febre amarela. Assim como os humanos, eles são vítimas da doença, e sinalizam a circulação do vírus na região.  

De março a agosto deste ano, foram encontrados quatro macacos mortos por febre amarela em Santa Catarina, o que mostra que o vírus está se espalhando pelo estado, podendo atingir a população não imunizada.

Colaboração: Giovane Marcelino / Prefeitura Içara