InternetData CenterAssinante

Foco do mosquito da dengue é encontrado em Lauro Müller

Larva foi identificada em armadilha implantada no bairro Sumaré
Foco do mosquito da dengue é encontrado em Lauro Müller
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 22/01/2019 às 18:11

Uma larva do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus foi encontrada pela Vigilância em Saúde de Lauro Müller. Os agentes identificaram a larva em uma armadilha implantada pelo Programa de Combate à Dengue, próximo a unidade de Estratégia Saúde da Família – ESF do Bairro Sumaré.

De acordo com os agentes em vigilância do município, José dos Passos Ceron e Edson Mazzucco, a partir da identificação, foi iniciado o processo de delimitação de foco, que compreende um raio de 300 metros a partir do local. Dentro desta área delimitada, os agentes em vigilância e as agentes comunitárias de saúde, estão realizando inspeções nas residências, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais e industriais. O intuito é acabar com possíveis novos focos e informar a população da importância de eliminar todo tipo de material que possa vir se tornar um depósito de água parada.

Algumas dicas para evitar o depósito de água e o combate ao Aedes Aegypti:

  • Dar o destino correto a pneus;
  • Armazenar garrafas com o gargalo para baixo;
  • Tratar corretamente a água de piscinas;
  • Checar os objetos que ficam ao ar livre (no pátio) após as chuvas;
  • Usar repelentes, com reaplicações a cada 3 ou 4 horas.
  • Nos cemitérios, os vasos de flores devem ser virados para baixo quando estiverem vazios. Os pratos que ficam embaixo deles e os plásticos decorativos devem ser retirados, pois facilitam o acúmulo de água. O lixo gerado deve ser depositado no local adequado.

Colaboração: Prefeitura Lauro Müller