InternetData CenterAssinante

Conheça as diferenças entre Unidade Básica de Saúde e Unidade de Pronto Atendimento

Atendimentos primários e de urgência e emergência possuem serviços específicos e distintos
Conheça as diferenças entre Unidade Básica de Saúde e Unidade de Pronto Atendimento
Foto: Divulgação/Decom Criciúma
Por Redação Engeplus Em 04/12/2019 às 12:32

A Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma oferta para a população atendimentos primários e de urgência e emergência, por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) respectivamente. Para serem utilizados, é importante que todos saibam as diferenças entre os atendimentos. 

A Unidade Básica de Saúde (UBS), também conhecida como posto de saúde, é um serviço utilizado para primeiro atendimento. “É utilizado para consultas, ou sintomas e dores que, em uma primeira percepção, não parecem tão graves”, explica o diretor técnico da Secretaria de Saúde, Ronald Barroso

Quando procurar as UBSs? 

Nas UBSs São oferecidos serviços como consulta com clínico geral, administração de medicamentos, visitas domiciliares, teste rápido para HIV, hepatite e sífilis, preventivo de câncer de colo de útero e mamografia, pré-natal, curativos, retirada de pontos, sondagem, teste de pezinho, planejamento familiar, atendimento odontológico, atendimento nutricional e nebulização. 

Em quais bairros? 

O município conta atualmente com 46 Unidades Básicas de Saúde (UBS), localizadas nos bairros 1° Linha, 4° Linha, Ana Maria, Argentina, Boa Vista, Brasília, Centro, Mineira Nova, Mineira Velha, Colonial, Cristo Redentor e Laranjinha. Também conta com UBSs nos bairros Linha Batista, Mãe Luzia, Metropol, Milanese, Mina do Mato, Mina do Toco, Mina União, Morro Estevão, Nossa Senhora da Salete, Operaria Nova, Paraíso, Pinheirinho, Próspera, Renascer, Rio Maina, Sangão e Santa Augusta, além da Santa Bárbara, Santa Luzia, Santo Antônio, São Defende, São Luiz, São Marcos, São Roque, São Sebastião, São Simão, Verdinho, Vila Belmiro, Vila Francesa, Vila Manaus, Nova Esperança, Vila Rica, Vila Zuleima e Wosocris. 

O que é uma UPA? 

Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funciona por meio de urgência e emergência. “São atendimentos em casos de sintomas mais graves, funcionando assim como um hospital”, diz Barroso. 

A UPA pode ser procurada em casos de dores fortes no peito, infarto, derrame, crises convulsivas, febre alta, vômitos constantes, cólicas renais, falta de ar intensa, fraturas, cortes com pouco sangramento, queda com torsão, dor intensa e suspeita de fratura. 

A UPA do Rio Maina 

O Governo Municipal está construindo uma nova UPA localizada no bairro Rio Maina. Foram investidos R$ 1.557.508,12 para reformar 891,48 m² e ampliar 262,65 m² do prédio da Policlínica. ”A segunda UPA representa uma conquista importante para manter nossa evolução na oferta de qualidade de vida à população, trazendo atendimento humanizado e dando garantia de um atendimento de qualidade”, afirmou o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande

Colaboração: Maria Duarte/Decom Criciúma 

Leia mais sobre: