InternetData CenterAssinante

Banco de Leite deve inaugurar no dia 29 de agosto em Criciúma

Os testes na unidade devem começar ainda nesta semana
Banco de Leite deve inaugurar no dia 29 de agosto em Criciúma
Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 13/08/2019 às 12:37

A cidade carbonífera está cada vez mais perto de abrir seu Banco de Leite, que estará localizado no Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC). A intenção da instituição é inaugurar a unidade no dia 29 de agosto na primeira edição da Jornada de Incentivo à Amamentação em Criciúma. O evento será realizado na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). 

De acordo com diretor-geral do HMISC, Danilo Pavarine os últimos detalhes estão sendo ajustados. Além disso, no dia 15 de agosto, a unidade será aberta para funcionários para a realização de testes. “Ao que tudo indica iremos inaugurar no dia 29 na Acic”, afirma. 

A nutricionista Tamilis Borges destacou recentemente a reportagem que o Banco de Leite humano é fundamental para o hospital devido à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. Ainda segundo ela, com a nova estrutura, os profissionais poderão tratar os pacientes diretamente com leite materno, que é o melhor alimento para os bebês, e preconizando a importância da amamentação. A nutricionista ainda ressalta que o leite humano é considerado pelo Ministério da Saúde como o principal fator de redução da mortalidade na infância. Cada 300 mililitros do alimento sustentam, em média, dez recém-nascidos. 

“Os bebês que nascerem prematuros dentro da nossa unidade vão receber, por exemplo, alimentação diretamente do leite materno, que é um alimento totalmente seguro, imunomodulador, com densidade calórica calculada, com vitaminas, calorias e nutrientes, ou seja tudo que o bebê precisa e totalmente diferente, por exemplo, de uma fórmula infantil (produto industrializado)”, observa a  nutricionista. A capacidade de armazenamento do banco de leite humano do HMISC ainda não foi informada pela instituição.