InternetData CenterAssinante

Após macaco ser encontrado morto, precauções são tomadas

Material coletado do animal foi encaminhado para análise
Após macaco ser encontrado morto, precauções são tomadas
Foto: Ilustração
Por Jessica Rosso Em 23/08/2019 às 16:24

Um macaco da espécie sagui foi encontrado morto em Araranguá na última terça-feira, dia 20. Desde então, precauções estão sendo tomadas na região onde o animal foi encontrado.

De acordo com o coordenador do Programa de Controle a Dengue da Secretaria Municipal de Saúde Joelcio Anastacio toda a área em um raio de 300 metros em torno do local está sendo visitada por uma equipe da saúde. Os moradores estão recebendo a vacina contra a febre amarela em domicílio e também na Unidade Básica de Saúde.

De acordo com Anastacio o material foi encaminhado para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (LACEM), em Florianópolis.

Entenda o caso

O macaco espécie sagui foi encontrado já sem vida, próximo a uma área de mata. A princípio ele não apresentava marcas de maus-tratos. 

"A partir do momento que tomamos conhecimento na Secretaria de Saúde, através de uma informação repassada pela Fundação Ambiental de Araranguá encaminhamos essa informação para o órgão competente para tomar as medidas cabíveis, que é o setor de Zoonoses da Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá", explicou o coordenador do Programa de Controle a Dengue da Secretaria Municipal de Saúde Joelcio Anastacio.

O biólogo Fábio Pereira Sabino esteve no local e coletou o material, encaminhado na manhã desta quarta-feira, dia 21, para Florianópolis. "O material será analisado para constatar a causa da morte do animal e vai detectar se foi febre amarela ou não", disse Anastacio.