InternetData CenterAssinante

Bebês devem ser vacinados contra o sarampo

Neste sábado, o ESF do Centro estar aberto das 8h às 17 horas para aplicar a dose
Bebês devem ser vacinados contra o sarampo
Foto: Divulgação
Por Redação Em 26/08/2019 às 22:45

Todas as crianças de seis meses a 11 meses devem ser vacinadas contra o sarampo em Cocal do Sul. Desde o dia 22 de agosto, a Secretaria de Saúde do município disponibilizou as doses. A medida visa intensificar a vacinação nesse público-alvo da doença, que é mais suscetível a casos graves e óbitos. 

Para reforçar a ação e responsabilidade dos pais ou responsáveis, neste sábado, dia 31, o ESF Centro estará aberto das 8h às 17 horas, sem fechar ao meio dia, para atender as crianças, cujo os pais trabalham durante semana.

Conforme a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Gilmara Viel é primordial receber essa dose contra o sarampo. “O Ministério da Saúde está preocupado com essa faixa etária porque em surtos anteriores foram as crianças menores de um ano que evoluíram para casos mais graves e óbitos. Por isso, é preciso que os bebês na faixa prioritária sejam imunizados contra o vírus, considerando a possibilidade de trânsito de pessoas doentes para regiões afetadas e não afetadas”, orienta.  

Para receber a imunização é necessário levar a carteirinha de vacinação e o Cartão SUS. Os pais que não conseguirem levar seus filhos no sábado, dia 31, poderão encaminhá-los durante a semana nas salas de vacina do ESFs dos bairros Jardim Elizabeth, Centro, Vila Nova e Jardim Itália. Essa medida preventiva deve alcançar 1,4 milhão de crianças em todo país que não receberam a dose extra, chamada de ‘dose zero’.

Saiba mais sobre a ação contra o Sarampo

A ação é uma resposta imediata do Ministério da Saúde em decorrência do aumento de casos da doença em alguns Estados. Na última semana, o Ministério da Saúde divulgou novo boletim com os casos de sarampo. O Brasil registrou, nos últimos 90 dias, entre 19 de maio a 10 de agosto de 2019, 1.680 casos confirmados de sarampo, em 11 estados: São Paulo (1.662), Rio de Janeiro (6), Pernambuco (4), Bahia (1), Paraná (1), Goiás (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Sergipe (1) e Piauí (1). O coeficiente de incidência da doença foi de 0,80 por 100.000 habitantes.

O Sarampo é uma doença transmitida na fase em que a pessoa apresenta febre alta, mal-estar, coriza, irritação ocular, tosse e falta de apetite e dura até quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas. A suscetibilidade ao vírus do sarampo é geral e a única forma de prevenção é a vacinação.

Colaboração: Assessoria de Imprensa do Governo Municipal de Cocal do Sul - Maria Luiza da Rolt

Leia mais sobre: