InternetData CenterAssinante

De olho na balança: um terço dos criciumenses estão com sobrepeso

Secretaria de Educação e Saúde lançam campanha para trabalhar situação com as crianças
De olho na balança: um terço dos criciumenses estão com sobrepeso
Foto: Divulgação
Por Heitor Carvalho Em 27/05/2019 às 16:09

No Brasil, estima-se que um ⅓ da população esteja no sobrepeso, e em Criciúma, de acordo com dados divulgados pela secretaria de saúde, o panorama é o mesmo, um terço da população criciumense, está no sobrepeso. Para mudar essa situação, em Criciúma a secretaria de saúde, junto com a secretaria de educação lança a campanha ‘Aprender é Saudável’, que visa melhorar o hábito alimentar das crianças. “É importante que a criança se desenvolva tendo consciência do que lhe faz bem quando o assunto é alimentação”, afirma a secretária de saúde, Franciele Gava.

A campanha tem como objetivo fazer um acompanhamento com as crianças que apresentam sobrepeso ou obesidade.

  • Sobrepeso: condição onde o indivíduo pesa mais do que é considerado ideal para determinada altura, idade e sexo.
  • Obesidade: condição onde o indivíduo apresenta gordura em excesso no corpo.

A dinâmica do projeto é baseada na medição e pesagem das crianças. Após a coleta das informações de cada criança nas escolas, os profissionais da saúde farão a avaliação dos dados e encaminharam a criança ao nutricionista, se necessário for. “Os pais terão papel fundamental para o sucesso da campanha, já que são eles que vão acompanhar os filhos no nutricionista e são também os responsáveis por levarem a comida para dentro de casa”, destaca Franciele.

Para a secretária, é importante que a população criciumense entenda que o sobrepeso, a obesidade, está longe de ser apenas algo relacionado a aparência. “Estamos falando de algo que pode acarretar diabete, hipertensão, distúrbios no colesterol, alterações no esqueleto, além de problemas psicológicos”.

O lançamento oficial da campanha ‘Aprender é Saudável’ está marcado para essa quarta-feira, dia 29, às 9 horas, no Salão Ouro Negro, na Prefeitura Municipal de Criciúma. Junto ao lançamento da campanha, estarão ocorrendo as atividades alusivas do ‘Dio do Desafio’, que visa estimular a adoção de hábitos saudáveis e uma vida mais ativa, por meio da integração e cooperação entre as cidades. Neste ano, o adversário de Criciúma no duelo entre municípios, é Brusque.