InternetData CenterAssinante

Unesc recebe congresso nacional de parto humanizado

Evento começou em Blumenau e ainda tem etapas em Joinville, Lages, Chapecó e Florianópolis
Unesc recebe congresso nacional de parto humanizado
Por Redação Engeplus Em 10/06/2018 às 12:20

Será em Criciúma, nesta terça-feira, dia 12, a segunda etapa regional do IV Congresso Nacional do Parto Humanizado, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). O evento, no auditório Edson Rodrigues (Bloco P), a partir das 8h30, é aberto a profissionais de saúde, doulas, gestores públicos e simpatizantes, envolvidos na humanização do parto e do nascimento.

O IV Congresso Nacional do Parto Humanizado começou por Blumenau, no dia 7, e prossegue em Criciúma e com etapas regionais até o início de julho também em Joinville, dia 20, Chapecó, dia 27, Florianópolis, dia 28 e Lages, dia 03 de julho. Em todas as seis etapas regionais, paralelo acontece o II Congresso de Fotografia e Vídeo de Parto, com exposições de fotógrafos da humanização do parto e do nascimento.

O IV Congresso Nacional do Parto Humanizado e o II Congresso de Fotografia e Vídeo de Parto são proposições da deputada Ana Paula Lima (PT) e estão sendo realizados pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), através da Escola do Legislativo e Comissão de Saúde.

 “O congresso tem sido cenário de discussões férteis a respeito do tema Humanização do Parto e do Nascimento. Nosso Estado, através da união de profissionais e simpatizantes do coletivo do parto humanizado tem protagonizado ações como a Lei da Doula, a Lei da Violência Obstétrica e também a Comissão de Parto Domiciliar Planejado da Abenfo”, pontua a deputada Ana Paula Lima.

A programação nos  seis municípios inclui a conferência “Políticas Públicas para a Humanização do Parto e do Nascimento: história, desafios e perspectivas” e discussão em grupo sobre “O modelo de atenção obstétrica e neonatal integral baseado nos direitos e nas evidências científica, desafios para o SUS e atenção privada: o papel de cada nível de atenção da rede”.

O IV Congresso Nacional do Parto Humanizado e o II Congresso de Fotografia e Vídeo de Parto contam com apoio da Adosc(Associação de Doulas de Santa Catarina), Uniplac (Universidade do Planalto Catarinense), Abenfo-SC (Associação Brasileira de Enfermeiros Obstetras, Neonatais e Obstetrizes do Estado de Santa Catarina), UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul),UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense), FURB (Universidade Regional de Blumenau), IELUSC (Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC) e Coren-SC (Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina).

Colaboração: Assessoria de Comunicação Gabinete Ana Paula Lima

Anúncio