Saúde

Criciúma

Unesc recebe congresso nacional de parto humanizado

Evento começou em Blumenau e ainda tem etapas em Joinville, Lages, Chapecó e Florianópolis

10
JUN
2018
| 12h20
12h20
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições

Será em Criciúma, nesta terça-feira, dia 12, a segunda etapa regional do IV Congresso Nacional do Parto Humanizado, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). O evento, no auditório Edson Rodrigues (Bloco P), a partir das 8h30, é aberto a profissionais de saúde, doulas, gestores públicos e simpatizantes, envolvidos na humanização do parto e do nascimento.

O IV Congresso Nacional do Parto Humanizado começou por Blumenau, no dia 7, e prossegue em Criciúma e com etapas regionais até o início de julho também em Joinville, dia 20, Chapecó, dia 27, Florianópolis, dia 28 e Lages, dia 03 de julho. Em todas as seis etapas regionais, paralelo acontece o II Congresso de Fotografia e Vídeo de Parto, com exposições de fotógrafos da humanização do parto e do nascimento.

O IV Congresso Nacional do Parto Humanizado e o II Congresso de Fotografia e Vídeo de Parto são proposições da deputada Ana Paula Lima (PT) e estão sendo realizados pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), através da Escola do Legislativo e Comissão de Saúde.

 “O congresso tem sido cenário de discussões férteis a respeito do tema Humanização do Parto e do Nascimento. Nosso Estado, através da união de profissionais e simpatizantes do coletivo do parto humanizado tem protagonizado ações como a Lei da Doula, a Lei da Violência Obstétrica e também a Comissão de Parto Domiciliar Planejado da Abenfo”, pontua a deputada Ana Paula Lima.

A programação nos  seis municípios inclui a conferência “Políticas Públicas para a Humanização do Parto e do Nascimento: história, desafios e perspectivas” e discussão em grupo sobre “O modelo de atenção obstétrica e neonatal integral baseado nos direitos e nas evidências científica, desafios para o SUS e atenção privada: o papel de cada nível de atenção da rede”.

O IV Congresso Nacional do Parto Humanizado e o II Congresso de Fotografia e Vídeo de Parto contam com apoio da Adosc(Associação de Doulas de Santa Catarina), Uniplac (Universidade do Planalto Catarinense), Abenfo-SC (Associação Brasileira de Enfermeiros Obstetras, Neonatais e Obstetrizes do Estado de Santa Catarina), UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul),UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense), FURB (Universidade Regional de Blumenau), IELUSC (Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC) e Coren-SC (Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina).

Colaboração: Assessoria de Comunicação Gabinete Ana Paula Lima

Leia mais sobre: unesc, congresso, parto humanizado
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Atrações especiais marcam aniversário de oito anos da Feira LivreExperiência de Oração será realizado neste fim de semanaMobilidade urbana norteia debate do Cultura AcicGestantes recebem orientações sobre gravidez e cuidados com os bebêsSuspeitos de cometerem homicídio são presosUnesc comemora 50 anos em evento com a participação da comunidade