InternetData CenterAssinante

Teste da Orelhinha: entenda esse exame

Fonoaudióloga fala sobre a importância do teste
Teste da Orelhinha: entenda esse exame
Foto: Divulgação
Por Rafaela Custódio Em 03/05/2018 às 09:00

O Teste da Orelhinha é conhecido, muita gente já ouviu falar dele, mas poucas pessoas sabem qual a importância desse exame para o bebê. Realizado nos primeiros dias de vida, ele pode detectar alterações auditivas precocemente.  

O teste deve ser realizado de preferência até os 30 primeiros dias de vida. De acordo com a fonoaudióloga, Kenny Copetti Souza, o exame pode detectar alterações auditivas.

“O exame serve para avaliar a audição do bebê. Consequentemente, o quanto antes ser realizado pode se saber como está a audição do neném”, explica. 

Segundo a fonoaudióloga, caso o teste apresente alterações, é preciso que o neném seja encaminhado ao médico otorrinolaringologista. A fonoaudióloga ainda explica que o exame é realizado em hospitais e maternidades nos bebês nascidos em suas dependências. 

Como é feito 

O exame pode ser realizado com o bebê dormindo ou acordado. É utilizado um aparelho de Emissões Otoacústicas Evocadas, que manda estímulos sonoros para o ouvido do neném, e o mesmo capta as reações internas do ouvido.