InternetData CenterAssinante

Secretaria de Saúde alerta para cuidados com a higiene na prevenção da meningite

Criança diagnosticada com meningite bacteriana morreu em Criciúma vítima de complicações
Por Heitor Carvalho Em 17/08/2018 às 17:50

A Secretaria de Saúde de Criciúma tem dado alertas à população sobre a importância da higienização para a prevenção da meningite. Nesta semana, uma criança de um ano morreu em Criciuma vítima de complicações da doença. Além disso, outra criança está internada, passando por tratamento pela mesma doença.

De acordo com a secretária de saúde do município, Franciele Gava, não se trata de um surto da doença na cidade. "As duas crianças estudavam na mesma escola, mas contrariam a doença em períodos diferentes de tempo. Ou seja, uma não passou para a outra", afirma.

Apesar de tratar os casos como isolados, a secretaria reforça o alerta. "Os sintomas da meningite são parecidos com os de uma virose. Caso a criança apresente diarreia, febre alta, vômito jato e rigidez na nuca, uma unidade de saúde deve ser procurada imediatamente", destaca Franciele.

Caso em Criciúma

A coordenadora do Setor de Agravos da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, Rudineia Recco, explica que a forma como a doença evoluiu na criança que morreu em Criciúma é rara. "A meningite que atingiu está vítima é bacterina. A morte aconteceu devido a complicações resultantes da doença".