InternetData CenterAssinante

'É preciso ter bom senso', diz médico sobre uso de jaleco fora do hospital

Diferente de muitos estados brasileiros, em SC não existe lei que proíbe o uso
'É preciso ter bom senso', diz médico sobre uso de jaleco fora do hospital
Foto: JL Rosa / Diário do Nordeste
Por Heitor Carvalho Em 04/05/2018 às 18:16

Cena comum em regiões próximas a centro médicos, é ver um profissional da saúde fazendo suas atividades cotidianas vestido de seu jaleco, que é seu uniforme de trabalho. É fácil reconhecer um profissional da área da saúde andando pelas ruas da cidade, pelo simples fato de que muitos deles estão trajados com seus jalecos brancos, jaleco esse que é considerado um EPI (equipamento de proteção individual) para profissionais da área.

Diferente de alguns estados brasileiros, em Santa Catarina não há uma lei que proíba o profissional da saúde de fazer uso do jaleco fora de seu ambiente de trabalho. Por isso, é que o infectologista Roberto Oenning acredita no bom senso como solução para essa questão. "Acredito ser uma questão de bom senso, mas não só para os profissionais da saúde, também para os do setor alimentício, entre outros", afirma o médico especializado em infectologia.

Por mais que muito cidadãos se preocupam quanto a questão da infecção por conta de bactérias, o médico esclarece que dentro dos hospitais o atendimento é realizado com roupas diferenciadas. "Em casos que envolvam bactérias, infecções e afins, se faz o uso de uma roupa própria para aquela situação, que inclusive é descartável".

Se por um lado Roberto tranquiliza quanto a questão do uso do jaleco fora do hospital, ele faz um alerta quanto a higienização das mãos. "Não adianta ter bom senso quanto a questão do jaleco e não lavar as mãos antes do procedimento, considero a questão da higiene nas mãos muito mais importante", ressalta o médico.

Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é possível reduzir em até 40% a incidência de infecções e certas doenças, apenas lavandos as mãos.

Leia mais sobre: