InternetData CenterAssinante

Estado apoiará abertura do Banco de Olhos

Decisão foi tomada em reunião na tarde desta sexta-feira
Estado apoiará abertura do Banco de Olhos
Por Amanda Garcia Ludwig Em 01/05/2018 às 00:09

O Secretário de Estado de Saúde Acélio Casagrande anunciou, após reunião realizada nesta sexta-feira, que o Estado vai apoiar a abertura do Banco de Olhos de Criciúma. Esta abertura acontecerá através de uma parceria com os municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).

Em contrapartida ao apoio o Estado exigiu que sejam disponibilizados três técnicos de enfermagem, um enfermeiro e um médico para atuarem no local. O Estado cederá um médico, um enfermeiro, além da equipe de logística e todos os insumos, segundo Casagrande. O custo da contrapartida será rateado entre os municípios da Amrec. Com a definição da gestão compartilhada entre Estado e municípios, a data para início das atividades deve ser decidida em breve.

Entenda o impasse

Inaugurado no dia 28 de dezembro de 2016, com investimentos de R$ 300 mil e um espaço de 75 metros quadrados equipado no Hospital Materno Infantil Santa Ctaarina, o Banco de Olhos de Criciúma deixou de iniciar suas atividades por falta de recursos para contratação de equipe e para os custos mensais. Ainda este ano, durante encontro dos prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), os prefeitos decidiram assumir a manutenção do Banco de Olhos. A proposta incial seria que Criciúma pagasse 50% das despesas para manter os serviços, e o restante  dividido entre os demais municípios.

Hospital Santa Catarina

O cronograma para a abertura do Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC) também foi assunto durante o encontro. O Secretário de Saúde disse aos prefeitos que acredita que se será não houver entraves burocráticos, até o final de setembro o HMISC deve estar funcionando. O hospital deve funcionar no prédio novo com 40 leitos de maternidade, quatro salas cirúrgicas e mais a UTI Neonatal.

“Vamos falar em 2018 para não errar, mas nossa expectava é que todo seja concluído no final de setembro”, analisa Acélio. Ainda segundo ele, o Estado compartilhará a gestão do Hospital com Criciúma, onde a maternidade do Hospital São José será transferida para o HMISC. O prefeito de Criciúma, Clesio Salvaro comentou o assunto durante a reunião, dizendo que a gestão compartilhada é uma forma de fazer justiça com a tesouraria de Criciúma, que vinha bancando o serviço sozinha.