InternetData CenterAssinante

Criciúma também participa do movimento nacional pela qualidade do sono

Criciúma também participa do movimento nacional pela qualidade do sono
Por Redação Engeplus Em 13/03/2018 às 15:00

A Associação Brasileira do Sono dá início à Semana do Sono 2018, com a temática Respeite Seu Sono e Siga Seu Ritmo. A campanha que acontece de 11 a 18 de março, é um alerta à qualidade do sono de cada indivíduo, mostrando que cada pessoa tem necessidades específicas quando o assunto é qualidade do sono. A Semana do Sono 2018 também é realizada em Criciúma todos os anos e terá o dia D no sábado, dia 17, com um evento na praça Nereu Ramos. 

Uma equipe multidisciplinar vai promover uma manhã de atendimento gratuito sobre dúvidas relacionadas a distúrbios do sono. Temas como privação do sono, apneia obstrutiva do sono e insônia poderão ser discutidos com equipe multidisciplinar que estará reunida. O evento é promovido em parceria com a ABSONO-SC e Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma e deve atender de centenas de pessoas que passarem pelo estande montado na praça.

Verdades absolutas como “é necessário dormir 8 horas por noite”, passam a ser questionadas, explica o pneumologista e especialista em Medicina do Sono, Fábio Fabrício de Barros Souza, que é presidente da Associação Brasileira do Sono em SC. Ele informa que, assim como nas demais situações da vida, a regra para respeitar o ritmo de cada um também vale para o sono e existem variações individuais na quantidade de sono necessária. “A campanha alerta que alguns indivíduos se sentem muito bem com seis horas de sono por noite, já outros necessitam de 10 horas e o importante é que cada um conheça seu organismo e respeite as suas necessidades e limites”, explica o médico.

O médico pneumologista acrescenta que o sono influencia diretamente algumas pessoas de acordo com o seu ritmo biológico, refletindo na produtividade, humor, desempenho escolar e esportivo. “Um dos temas está ligado diretamente à adolescência, que tem a necessidade de dormir mais tarde e acordar mais tarde e muitas vezes sofre com o início dos horários de aulas muito cedo”, explica Fábio Souza.

Importante ressaltar que praticamente metade da população mundial sofre com algum distúrbio do sono e que no Brasil um em cada três brasileiros tem apneia obstrutiva do sono, que aumenta muito risco de hipertensão, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral. Estes índices alarmantes ressaltam a importância do sono e do check up do sono avaliado por polissonografia (exame do sono).

A ABSONO convida todas as pessoas a participarem do evento no dia 17 de março, na praça Nereu Ramos em Criciúma das 9:00 até 12:00 horas.

O que é Cronotipo?

Cada pessoa prefere realizar suas atividades em um determinado horário, incluindo a preferência individual para os horários de ir dormir e de acordar. Essa preferência também envolve a realização de atividades que envolvem esforço físico, como realizar atividade física, e mental, como concentrar em uma tarefa. Por isso, dizemos que cada um tem um cronotipo, o qual é determinado pelos ritmos biológicos. De acordo com o cronotipo, as pessoas podem ser classificadas em:

Matutinos: São aqueles que preferem dormir e acordar cedo, e tem melhor desempenho nas atividades realizadas durante o dia.

Vespertinos: São aqueles que se adaptam melhor ao dormir e acordar mais tarde, e apresentam melhor desempenho nas tarefas realizada a tarde ou a noite;

Intermediários: Não possuem preferência por horários extremos.

Hábitos saudáveis

Anote seus horários de dormir e acordar, como se fosse um diário, de forma a construir o seu “Diário de Sono”. Não se esqueça de anotar todas as vezes que seu sono for interrompido, e também seus cochilos. Preencha seu diário por duas semanas. Isso o ajudará a ver como é o seu sono, o quanto você dorme e com que frequência. Caso você ache que pode ter uma doença relacionada ao sono, procure um especialista. Ele provavelmente utilizará um dos dois (ou ambos) métodos para avaliar o seu sono.

Colaboração: Novo Texto Comunicação

Leia mais sobre: