InternetData CenterAssinante

Banco de Olhos passa por visita técnica

Secretário de Estado da Saúde acompanhado de gerente do SC Transplantes estiveram no local
Banco de Olhos passa por visita técnica
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 05/05/2018 às 11:30

Equipe do SC Transplantes fez uma visita técnica de reconhecimento ao Banco de Olhos de Criciúma nesta sexta-feira, dia 4, com o objetivo de agilizar os trâmites para que o local, anexo ao Hospital Materno-Infantil Santa Catarina, comece a funcionar em 60 dias, conforme combinado com os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) na semana passada.

O secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, aproveitou a visita a Criciúma para acompanhar o gerente do SC Transplantes, Leandro Botelho, e equipe técnica.

O Ministério da Saúde deve fazer a vistoria no local, necessária para a liberação da documentação. "Já temos equipamentos e utensílios para fazer a captação, avaliação e processamento dos tecidos oculares que serão disponibilizados para transplante através da Central de Transplantes de Santa Catarina, beneficiando os pacientes que aguardam por  transplante de córnea e escalera no Estado. Agora só falta a compra de um microscópio especular e os trâmites burocráticos", comentou Acélio Casagrande.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai agilizar materiais e insumos, além de ceder o médico oftalmologista Responsável Técnico, um enfermeiro especializado em Banco de Olhos e a equipe de logística. O custo restante será rateado entre os municípios da Amrec, que ainda estudam a forma como poderão fazer o repasse ao Município de Criciúma, que por sua vez pagará o gestor do Banco, possivelmente o Instituto Desenvolvimento da Educação e Assistência à Saúde (Ideas), que já administra o HMISC.

Os municípios deverão contribuir com três técnicos de Enfermagem, um enfermeiro e mais um médico.

Colaboração: Bruna Tomé Borges / Assessoria de Imprensa do secretário de Estado da Saúde