navegue nos blocos da capa

Saúde

Criciúma

Alternativas para evitar faltas em exames agendados são discutidas

Município tem uma média de 45% de ausência

10
JAN
2018
| 11h03
11h03
Redação
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Ana de Mattia / Decom

Nessa terça-feira, dia 9, Clésio Salvaro esteve reunido com o Promotor de Justiça, Alex Sandro Teixeira da Cruz e secretários municipais. O objetivo foi discutir medidas para diminuir a ausência de pacientes nos exames e consultas com especialistas agendados pela Secretaria de Saúde de Criciúma. Uma das medidas discutidas foi o envolvimento de alunos da Rede Municipal como forma de conscientização dos pais. O encontro ocorreu no Paço Municipal Marcos Rovaris.

Conforme o prefeito, em média, 250 ultrassons são agendados por semana e apenas 130 são realizados. “Nos exames temos uma média de ausência de 45%. A reunião é importante para trazer ideias que ajudam a criar medidas para diminuir essas faltas”, ressalta Salvaro.

De acordo com o promotor, um trabalho de conscientização nas escolas, deveria ser realizado, envolvendo as crianças de uma forma lúdica e ensinando as crianças a importância da presença dos pais no dia do exame agendado. “Essa é uma forma de alerta aos pais. Deixar claro ao cidadão, que no dia marcado, ele não compareceu e acabou tirando a vaga de outra pessoa. O pai deve ter a consciência que ocupou uma vaga de uma pessoa, que talvez precisasse mais do que ele”, ressalta o promotor.

Cruz apresentou a ideia de aplicar uma advertência para o paciente que não comparecer a uma consulta ou exame e não apresentar uma justificativa. “Simplificar esta conduta em uma lei municipal, quem não comparecer terá uma consequência”, completa.

O encontro reuniu ainda a deputada federal, Geovania de Sá, a secretária de Saúde, Francielle Gava, o secretário da Fazenda, Robson Gotuzzo, e a vereadora Geovana Zanette.

Colaboração: Ana de Mattia / Decom

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Balneário Rincão terá primeiro berçárioRock Laguna acontece nesta sexta-feira com maratona de onze horas de músicaPolícia Civil prende autores de furtos em empresas da regiãoObra do Canal Auxiliar avança em direção à Santa BárbaraTrês pessoas ficam feridas em acidente na SC-485Acidente deixa trânsito congestionado na BR-101