InternetData CenterAssinante

Ala do Hospital Materno Infantil Santa Catarina abrirá nesta segunda-feira

A expectativa é de realizar em torno de 250 partos por mês no local
Ala do Hospital Materno Infantil Santa Catarina abrirá nesta segunda-feira
Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 17/12/2018 às 08:51

A inauguração da ampliação do Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC) aconteceu no sábado, dia 1º de dezembro, mas sua funcionalidade começará nesta segunda-feira, dia 17, a partir das 14 horas. O local será aberto apenas hoje, pois passou por um período de higienização e testes. Os funcionários também passaram por capacitações neste período.

A obra está orçada em pouco menos de R$ 6 milhões, e possui mais 70 novos leitos para o HMISC gerando a expectativa de se realizar em torno de 250 partos por mês no local.  Dos 70 novos leitos, 24 são da maternidade, seis na UTI Neonatal, um de isolamento da maternidade, 24 na clínica da mulher, um de isolamento na clínica da mulher, quatro de observação pós anestésicos e dez de cuidados intermediários.

O diretor do HMISC, Leon Iotti ressalta que o hospital será mais uma maternidade na região. “O Hospital São José continuará atendendo até 17 de janeiro. Não seremos um posto de saúde. O hospital não é para realizar ultrassom, por exemplo. Estamos aqui para cuidar de gestantes de alto risco”, explica.

Iotti ainda comenta que atualmente o Hospital São José realiza de 180 a 220 partos por mês. Já o HMISC, deverá ter 250 partos ao mês, em média sete partos por dia. “Estamos arrumando os últimos detalhes e às 14 horas estaremos de portas abertas. A expectativa pelo primeiro parto é grande”, comenta.

Além dos novos leitos, a obra também contemplou a ampliação da Central de Material Esterilizável (CME), as reformas do refeitório, rede elétrica, de seis leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal no antigo prédio, além da construção da cozinha, compra de equipamentos, instalação de torre de vídeo para cirurgias ginecológicas e pediátricas e reforma do consultório para gestantes.