InternetData CenterAssinante

SC integrada ao sistema que regula filas

SC integrada ao sistema que regula filas
Foto: Arquivo Engeplus
Por Denis Luciano Em 10/11/2017 às 19:46

Os 295 municípios de Santa Catarina estão, desde o início do mês, integrados ao Sistema Nacional de Regulação (SISREG), um programa federal que coordena as filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). “Tornar públicas as filas é uma das ferramentas possíveis pelo SISREG”, comemora a secretária de Saúde de Criciúma, Franciele Gava. “Não haverá mais a fila do vereador, do médico, do secretário, do deputado, haverá sim a fila do SISREG”, completa o titular da Saúde em Forquilhinha, Diego Passarela.

O programa foi implantado por último em cinco municípios do norte do Estado – Joinville, Balneário Camboriú, Schroeder, Guaramirim e Jaraguá do Sul – que receberam ordem judicial para aderir ao SISREG. “Já havia um sistema informatizado que permitia isso, mas ele não tornava públicas as filas”, explica Franciele. “Mas o SISREG não faz somente a publicação, ele regula o sistema, classifica os pacientes conforme a necessidade”, detalha.

Para efetuar a classificação, o sistema conta, em cada secretaria de município, com um serviço de regulação. “Hoje montamos em Criciúma uma central com quatro médicos reguladores que avaliam a condição clínica de cada paciente e definem o grau de prioridade, formando assim a fila”, coloca a secretária. “Se a gente não tem tudo para dar para todos, temos que dar mais para quem precisa mais”, completa.

O secretário de Forquilhinha lembra que o SISREG já era para ter sido implantado em abril. “Mas houve uma prorrogação até 1º de novembro por falta de capacitação dos municípios”, observa. “Essas filas correspondem a exames, cirurgias e todos os procedimentos do SUS”, enfatiza. “Agora está tudo colocado no sistema e o paciente poderá ir lá, com seu CPF e cartão do SUS, consultar o seu lugar na fila”, conclui Passarela.